sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Titãs – A Vida até Parece uma Festa



Sinopse: Documentário sobre a banda Titãs. Desde o começo da carreira até os grandes sucessos, os altos e baixos passados pelos rockeiros.


Ficha Técnica
Titãs – A Vida até Parece uma Festa
Direção: Branco Mello, Oscar Rodrigues Alves
Roteiro: Oscar Rodrigues Alves
Elenco: -documentário-
Duração: 100 minutos


Explicando Titãs
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Assistir ao documentário Titãs – A Vida até Parece uma Festa levará a duas conclusões. A qualidade musical dos hits da banda é maior do que a maioria se lembra e vários aspectos nebulosos ficam claros. A atitude dos integrantes, a formação da banda, as influências musicais mais plurais – indo do reggae ao hard rock – e muitas outras questões que nem se imaginavam ganham lógica. O fato de um dos integrantes estar intimamente ligado com a produção foi o fator decisivo para que essa clareza fosse atingida.

A saga do grupo musical é apresentada em ordem cronológica, mas com algumas digressões para o futuro que colaboram para o ritmo do documentário. A história é contada praticamente apenas com imagens de arquivo, mostrando um trabalho de pesquisa esforçado e valoroso.

Com o passar dos anos, muitos assuntos delicados fizeram parte do cotidiano dos Titãs: drogas, separações, doença e até morte. Por tratar de todos esses aspectos, não se pode falar que a produção seja hipócrita. Ao contrário, todos os temas têm espaço no filme e são tratados de forma correta, sendo emotivo na hora e na medida certa.

É claro que a música é uma parte importante do documentário, mas a banda Titãs é mais antiga do que a prática de se produzir videoclipes. Para preencher a lacuna, alguns clipes foram remontados no meio do filme e merece destaque a montagem das apresentações televisivas de "Sonífera Ilha", no começo da década de 1980.

Titãs – A Vida até Parece uma Festa pode ser colocado acima da média por agradar não só seus maiores fãs, mas até aqueles que nutrem apenas uma tímida simpatia por suas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário