sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Romance



Sinopse: Pedro é um autor, produtor e intérprete de teatro montando a peça Tristão e Isolda. Durante os testes, ele conhece Ana e ao lado dela dividirá o palco e uma tórrida relação amorosa. Quando ela é convidada para estrelar em telenovelas, o ciúme atrapalha o namoro.

 
Ficha Técnica
Romance
Direção: Guel Arraes
Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado
Elenco: Wagner Moura, Letícia Sabatella, Vladimir Brichta, Andréa Beltrão, José Wilker
Duração: 105 minutos
 
 
Receita de bom gosto
 por Edu Fernandes
 
(Spoilerômetro: )
 
Quando Guel Arraes resolve apresentar alguma obra cinematográfica é quase certo que o resultado será um blockbuster – não importa que seja um repeteco reeditado do que já foi transmitido pela TV, como O Auto da Compadecida (2000). Em Romance, o cineasta mostra mais uma vez ser conhecedor do que atrai o grande público. Seu maior mérito está em agradar às massas sem ferir os sentimentos dos cinéfilos mais exigentes.

Guel acerta em chamar novamente para ajudá-lo no roteiro o agradável Jorge Furtado (Saneamento Básico). A agilidade do humor de Furtado poderá ser percebida em quase todas as cenas do filme, com destaque para o timing cômico de Andréa Beltrão (A Grande Família). As piadas não são chulas e conseguem captar a essência dos sentimentos em questão. Quem tiver qualquer tipo de vivência com o meio artístico terá o fator da identificação de situações para tornar a experiência ainda mais engraçada.

Com um título desse, o lado romântico do filme tem de ser discutido. As cenas de sexo são muito bem dirigidas e retratam com autenticidade o desejo daqueles dois personagens. Com ares shakespearianos permeando o enredo, a força do sentimento precisa ter tal magnitude para convencer e comover.

Em Romance fica provado que a parceria Arraes-Furtado é capaz de reascender a esperança de um cinema brasileiro que alie qualidade técnica e dramática e que agrade as mais diversas parcelas sociais. Os dois ensinam uma lição que merece ser apreciada: entretenimento e qualidade podem sim andar de mãos dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário