quinta-feira, 13 de novembro de 2008

[REC]




Sinopse: Uma jornalista e seu cameraman estão fazendo uma matéria sobre o Corpo de Bombeiros. Ao acompanhar os soldados em uma chamada que parece rotineira, eles deparam-se com uma situação terrível.


Ficha Técnica
[REC]
Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza
Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo, Paco Plaza
Elenco: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Serrano, Pablo Rosso
Duração: 85 minutos


De dar medo
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Os espectadores brasileiros estão acostumados a ver filmes de terror das mais diversas procedências. Além das produções hollywoodianas, o cinema oriental está ganhando cada vez mais terreno nesse gênero. Fugindo do lugar-comun, [REC] é um longa espanhol que merece destaque. Exceto por poucas tentativas, como O Orfanato, é raro que terrores latinos ganhem expressividade internacional. Prova do sucesso alcançado é a produção de uma remake nos EUA tão pouco tempo depois de finalizado o filme espanhol.

[REC] é montado como se fosse a fita com o material bruto de uma reportagem televisiva. Portanto, pode ser classificado como um terror em primeira pessoa – seguindo os passos de A Bruxa de Blair (1999) e Cloverfield. O começo, como é de se esperar, é calmo e mostra a jornalista entrevistando os bombeiros no quartel. A tática para conseguir intimidade entre a protagonista e a platéia é inteligente: conforme Ángela conversa com o cameraman, fazendo acertos de como deve ficar a reportagem final, vê-se os bastidores da reportagem. É como se, com os segredos das gravações revelados, o público tivesse a obrigação de estabelecer uma proximidade com a repórter.

O roteiro é muito bem construído. Depois da calmaria para a apresentação dos personagens, a situação torna-se cada vez mais tensa, em uma gradação calculada com exatidão. O suspense é tão grande no desfecho que é necessário deixar um conselho ao leitor: depois de acabada a sessão do filme, é uma boa ideia permanecer na poltrona durante os créditos finais. Se você levantar-se imediatamente após a última cena, corre o risco de sentir as pernas trêmulas e terá dificuldades para descer as escadas da sala de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário