sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei





Sinopse: Documentário que conta a vida e a carreira do cantor Wilson Simonal. Seu suposto envolvimento com a ditadura militar e o ostracismo injusto que sofreu.


Ficha Técnica
Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei
Roteiro e Direção: Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal
Elenco: -documentário-
Duração: 96 minutos


Lembrança merecida
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Poucas pessoas com menos de 40 anos sabem quem é Wilson Simonal. Como pode um nome que teve tanta importância na música brasileira ser totalmente apagado da lembrança cultural coletiva? Para responder a essa pergunta e prestar uma merecida homenagem é que foi realizado o documentário Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei.

Para dar uma ideia para os leigos, Simonal tinha uma voz extremamente afinada e muita musicalidade no sangue. Sua presença de palco era marcante, conseguindo manipular como poucos a platéia que lotava os estádios na década de 70. Os ouvidos do espectador será premiado com as canções mais populares, do gênero cafajeste (como "Mamãe Passou Açúcar" em mim e "Nem Vem que não Tem"), e até duetos com nomes importantíssimos da música internacional. Cantando em português ou inglês Wilson mostra sua habilidade em imagens de arquivo.

Além das apresentações de Simonal nos mais diversos palcos, há depoimentos de outros artistas, dos filhos famosos, da viúva e de muitas outras pessoas que conviveram com ele. Entremeando as diversas imagens há vinhetas muito bem feitas, com animações das fotos e grafismo colorido.

Um tema delicado não poderia ser deixado de lado pelo filme: o suposto envolvimento do cantor com os militares, durante a época da ditadura. Simonal foi mais uma das vítimas desse vergonhoso período da História do Brasil. Seu único pecado foi ser inocente demais e uma perda irreparável foi sofrida pela MPB (com muita ênfase no Popular).

Se a intenção do documentário, co-dirigido pelo “casseta” Cláudio Manuel, é fomentar a criação de novos fãs para Wilson Simonal, pelo menos da minha parte, a missão está cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário