quarta-feira, 19 de março de 2008

As Crônicas de Spiderwick



Sinopse: Após se mudarem com a mãe para uma casa de campo de uma tia, Jared, seu irmão gêmeo Simon e a irmã mais velha dos dois Mallory se vêem as voltas com diversas criaturas mágicas que moram ao redor da casa e querem recuperar o Guia de Campo que o ancestral das crianças, Arthur Spiderwick compilou com informações sobre todas as criaturas mágicas.


Ficha Técnica
As Crônicas de Spiderwick (The Spiderwick Chronicles)
Direção: Mark Waters
Roteiro: Karey Kirkpatrick e David Berenbaum
Elenco: Freddie Highmore, Sarah Bolger, Nick Nolte
Duração: 97 minutos


 por Guilherme Kroll

(Spoilerômetro: )

Freqüentemente filmes infantis são tratados como obras menores, que não merecem a devida atenção da crítica e do público. As pessoas os vêem com um olhar complacente e desinteressado, crendo que essas produções, por serem voltados às crianças, serão sempre recheados de clichês e situações óbvias, atraentes apenas a esse tipo de público.

Realmente muitos filmes infantis abusam das situações clichês e são simplesmente chatos. Mas há diversas produções bem feitas e inteligentes, que marcam gerações e garantem boa diversão às crianças, como o excelente História sem Fim, de 1984.

As Crônicas de Spiderwick (The Spiderwick Chronicles) em tudo remete a esse clássico do cinema. A começar por ser uma ótima e fiel adaptação de um livro infanto-juvenil épico e de aventura. Segundo por ambos apresentarem protagonistas que têm problemas com um os pais (Bastian morava e se desentendia com o pai após a morte da mãe em HsF e Jared mora e não se acerta com a mãe após a separação de seus genitores em CdS).

Há ainda os comparativos menos óbvios, mas ainda assim evidentes nas histórias, como o fato da vida dos dois garotos terem sido alteradas por livros que os apresentaram a um mundo novo, ou os voos montados nas costas de grifos e dragões (ok, em 84 parecia mais um cachorro...).

Mas a semelhança de As Crônicas de Spiderwick com um clássico não diminui o seu brilho próprio, pelo contrário, até aumenta. Com uma direção eficaz para o gênero, atuações marcantes, sobretudo de Freddie Highmore (A Fantástica Fábrica de Chocolate), que interpreta os gêmeos Jared e Simon, roteiro emocionante, o filme seduz os espectadores, mesmo os pais que chegarem no cinema desinteressados e a pedido dos filhos.

No fim, pais e filhos sairão satisfeitos do cinema, cientes que terão visto um filme que marcará a geração atual de crianças do mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário