quinta-feira, 20 de março de 2008

A Família Savage





Sinopse: Wendy e Jon são dois irmãos que estão há muito tempo afastados do pai. Eles devem retornar para cuidar do homem idoso depois que ele apresentou sintomas de demência.


Ficha Técnica
A Família Savage (The Savages)
Roteiro e Direção: Tamara Jenkins
Elenco: Laura Linney, Philip Seymour Hoffman, Philip Bosco, Peter Friedman
Duração: 113 minutos


Rindo com dó
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

As distribuidoras parecem ter medo de vender comédias dramáticas em solo brasileiro. Sempre que se tem um filme desse gênero tão especial em cartaz, as empresas os vendem como uma comédia comum. Exemplos dessa triste sina são numerosos, mas basta lembrar de Tudo em Família.

A Família Savage (The Savages) é mais um drama cômico que está sendo divulgado como algo que não é – percebe-se pelo sorridente cartaz. O pôster que o leitor pode ver aí ao lado é o internacional, que parece com um desenho infantil. A idéia é expressar o sarcasmo que está presente em todos os elementos do filme: desde o roteiro e os diálogos até as músicas.

Sendo um filme independente de humor ácido, retratando uma família problemática que se une na dor; é bem fácil de se lembrar de Pequena Miss Sunshine. Até cenas bizarras e criativas podem ser vistas – e a boa notícia é que elas estão bem inseridas na história. Só para ter uma ideia, os créditos iniciais parecem tirados de um filme de David Lynch (Império dos Sonhos).

Wendy, a protagonista, é uma mulher enxerida e paranoica. Ela namora um homem casado e está bem claro que a relação entre eles não tem futuro. A personagem tem de tudo para ser odiada, mas a atuação brilhante de Laura Linney (O Diário de uma Babá) não seixa que o pior aconteça. Ao seu lado está Philip Seymou Hoffman (Jogos do Poder) e o entrosamento entre os dois está ótimo.

Apenas para destacar algum elemento técnico, o som é bem planejado. Em vários momentos o som ambiente abafa o que deveria sem o principal na cena, para que o espectador tenha a vivência do que está sentindo o personagem enquadrado.

Para quem gosta de dar risada de situações que deveriam causar emoções negativas, A Família Savage é imperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário