quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Bubble



Sinopse: Noam, Yali e Lulu são três jovens que moram juntos, dividindo um apartamento em Tel Aviv. O palestino Ashaf chega e apaixona-se por Noam. Para ajudá-lo os outros dois moradores arrumam emprego e guardam o segredo de sua origem, apelidando-o com um nome judaico.

Ficha Técnica
Bubble (Ha-Buah)
Direção: Eytan Fox
Roteiro: Eytan Fox, Gal Uchovsky
Elenco: Ohad Knoller, Alon Friedman, Daniela Virtzer, Yousef 'Joe' Sweid
Duração: 117 minutos


Juventude do III milênio
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Bubble (Ha-Buah) significa “bolha”, em inglês. Os protagonistas do filme vivem uma região envolvida em guerras entre judeus e árabes, mas ao contrário da maioria defendem a co-existência dos dois povos. Eles só querem viver suas vidas e aproveitar a juventude.

A postura pós-moderna adotada pelos personagens é um dos sintomas da modernidade (no bom sentido) do filme. Noam, Yelli e Ashraf são gays e a apresentação de cada um não considera a orientação sexual deles como algo bizarro. O mais interessante é que eles são totalmente diferentes entre si. Yelli é mais “biba”, Noam é mais retraído e Ashraf tem de esconder sua sexualidade da família a todo custo.

A mensagem que se pode carregar de Bubble é que a juventude é igual em qualquer ponto do globo terrestre. Eles gostam de festas regadas a álcool e drogas ilícitas recreativas, vivendo longe dos olhos dos pais e didvidindo abertamente suas experiências sexuais. Até o som que eles ouvem pode ser encontrado na disqueteira de um universitário brasileiro: bandas alternativas como Nada Surf e Belle & Sebastian, e MPB moderna – há quatro canções brasileiras na trilha, a maioria interpretada por Bebel Gilberto.

A verdade é que se têm dois filmes. A trama pode ser dividida muito claramente em antes e depois da rave organizada pelos protagonistas. Não poderia haver um divisor de águas melhor: uma festa-protesto. Depois da celebração, a situação começa a ficar mais séria e a diversão é colocada de lado.

A edição de imagens traz mudanças de cenas bem-executadas, principalmente nas seqüências de sexo. Com um final que surpreende, Bubble é uma bela demonstração da forma como a vida é encarada pela nova geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário