quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Ultimato Bourne






Sinopse: Agentes do governos rastreiam Jason Bourne para eliminá-lo utilizando um novo programa do governo, o Blackbriar. Mas agora ele volta a atacar com o intuito de finalmente descobrir sobre seu passado.


Ficha Técnica
Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum)
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Tony Gilroy, Scott Z. Burns, George Nolfi
Elenco: Matt Damon, Julie Stiles, Joan Allen, Scott Glen
Duração: 115 minutos


 por Guilherme Kroll Domingues

(Spoilerômetro: )

É inegável que o cinema americano sofre de uma carência nessa primeira década do século XXI, a ausência de grandes nomes para filmes de ação. Tanto que Stallone, Bruce Willis e Harrison Ford reviveram seus personagens clássicos Rambo, John Mclane e Indiana Jones respectivamente. Apesar da ausência de grandes nomes em filme de ação, os anos 2000 produziram uma ótima franquia do gênero, a trilogia Bourne.

Começou com o bom trabalho de Matt Damon na adaptação do livro de Roberto Ludlun, Identidade Bourne de 2002. O ótimo diretor Paul Greengrass entrou na sequência, que deixou um pouco a desejar, mas ainda divertia, Supremacia Bourne de 2004. Agora a dupla volta para fechar a saga em Ultimato Bourne.

O filme soa um pouco como uma refilmagem do anterior, pois a história é muito semelhante, com Pamela Landy caçando Jason Bourne, uma trama podre rolando dentro de agências do governo etc. O diretor até mesmo usa uma sequência inteira do filme anterior no meio da história. Mas, ainda assim, é uma produção que diverte e deixa o leitor sem fôlego com as cenas de ação.

A trama começa exatamente de onde Supremacia Bourne parou, com a perseguição em Moscou. Bourne dessa vez vai atrás de resolver suas pendengas com o governo e descobrir quem ele realmente é.

No quesito direção, Paul Greengrass é muito eficiente. Seu trabalho tem cortes rápido, lembrando muito um videoclipe. Há quem não goste, mas combina bem com o espírito da série. Uma dica, o filme perde muito da qualidade visto na TV ou no computador, quem puder acompanhe-o no cinema.

O principal problema do filme é a falta de carisma de Matt Damon. Ele não é ruim, mas falta a ela o charme que Stallone ou Schwarzenegger tinham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário