quarta-feira, 6 de junho de 2007

Atravessando a Ponte: O Som de Istambul





Sinopse: O roqueiro alemão Alexander Hacke viaja até Istambul para pesquisar a música pop e o rock produzidos na Turquia. Equipado com vários microfones, ele grava canções de bandas, cantores e apresentações onde ele próprio participa.


Ficha Técnica
Atravessando a Ponte: O Som de Istambul (Crossing the Bridge: The Sound of Istanbul)
Roteiro e Direção: Fatih Akin
Elenco: Alexander Hacke, Baba Zula, Orient Expressions, Duman
Duração: 90 minutos


Musicalidade oriental
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Istambul é uma cidade única no mundo: tem uma parte de seu território na Europa e outra na Ásia, separadas pelo estreito de Bósforo. Conhecida nos livros de História como Bizâncio ou Constantinopla, Istambul é o símbolo máximo da interação oriente-ocidente. Tendo isso em mente, Alexander Hacke cataloga todas as expressões musicais que consegue e as compila no documentário Atravessando a Ponte: O Som de Istambul (Crossing the Bridge: The Sound of Istanbul).

De forma democrática, Hacke concede espaço para cantores clássicos do passado e para bandas modernas, sendo muito respeitoso com todos seus convidados. A variedade de tipos deixa o filme estruturado por apresentações musicais que se utilizam da linguagem de videoclipes e por relatos da experiência feitos pelos músicos e por outras pessoas. Há ainda um bom trabalho de pesauisa de imagens de arquivo para dar um pouco do histórico.

Alexander segue o exemplo de Darwin, que viajou à Patagônia e descobriu como espécies semelhantes a que ele conhecia se adaptaram a um ambiente diferente. Dessa mesma forma, os intérpretes turcos absorveram muita influência ocidental, mas não perderam suas raízes orientais. O resultado da mistura é um som único e encantador. Aqueles que tiverem musicalidade em suas veias irão ficar balançando a cabeça e sorrindo na maior parte do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário