quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

O Mestre das Armas






Sinopse: A biografia do mestre chinês de Artes Marciais Huo Yuanjia. Ele foi o fundador e guru espiritual da Federação Esportiva Jin Wu.


Ficha Técnica
O Mestre das Armas (Huo Yuan Jia)
Direção: Ronny Yu
Roteiro: Chris Chow, Chi-long To, Christine To
Elenco: Shido Nakamura, Betty Sun, Yong Dong, Hee Ching Paw, Jet Li
Duração: 103 mibutos


A "arte" em Artes Marciais
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Há algum tempo, Jet Li (Romeu Deve Morrer) anunciou que não iria mais participar de filmes que tivessem como temática as Artes Marciais. Antes de alguém conseguir responder o que seria da vida dele depois disso, ele voltou atrás por um bom motivo: a fita O Mestre das Armas (Huo Yuan Jia).

Quem também está de volta é o diretor Ronny Yu (Freddie Versus Jason), que não trabalhava com cinema chinês desde 1995. Nesse novo filme de ação, Ronny explora enquadramentos interessantes e, auxiliado por uma edição ágil, cria cenas emocionantes; embora o filme em si seja bem tradicional em vários aspectos – nas coreografias das lutas e no roteiro.

O título do filme em português foi mal escolhido, uma vez que na maior parte das batalhas a questão é resolvida com socos e chutes; portanto, sem utilizar armas. Em inglês a produção foi nomeada como Fearless – que pode ser traduzido como "Destemido" – e faz mais sentido, pois caracteriza melhor o protagonista.

A mensagem central do filme é tentar retratar por que as Artes Marciais são chamadas de artes, e pode-se entender um pouco de toda uma filosofia por trás da prática de um tipo de luta. Essa mensagem mais profunda infelizmente está sendo perdida nos dias de hoje, onde competições e medalhas são mais importantes do que a reflexão e o modo de vida saudável que deveriam ser o núcleo de quem está em um curso de Artes Marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário