sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Os Infiltrados





Sinopse: Dois homens de lados opostos da lei estão sob disfarce na Polícia de Boston e na máfia irlandesa. O derramamento de sangue se inicia quando ambos são encarregados de descobrir a identidade do inimigo.


Ficha Técnica
Os Infiltrados (The Departed)
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: William Monahan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Ray Winstone, Vera Farmiga
Duração: 151 minutos


Violência, galãs e palavrões
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Filmes que contam histórias de policiais se passando por ladrões em investigação não são novidade. Bandido no meio da força policial também é um tema recorrente. Os Infiltrados (The Departed) é original por tratar dos dois pontos de vista paralelamente.


Como policial corrupto conta-se com Matt Damon e na pelo do agente infiltrado no tráfico foi escalado Leonardo de Caprio. O diretor Martin Scorcese volta a trabalhar com Leo reafirmando uma parceria que já dura quatro anos gerando filmes com O Aviador e Gangues de Nova Iorque. Com um elenco grandioso, a produção ainda traz Martin Sheen (The West Wing), Mark Wahlberg (Golpe de Mestre) e Jack Nicholson (Alguém Tem Que Ceder). Também vindo de O Aviador, Alac Baldwin está de volta em uma participação pequena, mas muito engraçada.

Dois problemas – e somente dois – podem ser apontados com relação a Os Infiltrados. O primeiro e mais visível é a total falta de continuidade entre os cortes. Por inúmeras vezes essas diferenças, sobretudo quanto ao posicionamento dos atores, é evidente e incômoda. O segundo deslize está na seleção das canções que compõem a trilha musical: muitas delas são incrivelmente irritantes e não têm qualquer relação com o que está ocorrendo em cena.

Essas duas falhas estão lá, mas não afundam o filme. Como conjunto, Scorcese traz para tela uma ótima produção que cola o espectador na poltrona. O mais interessante no roteiro é o paralelismo – que é bem demonstrado pela direção – entre a vida mansa do personagem de Damon e as dificuldade enfrentadas por De Caprio.

Com a temática de investigação e tráfico de drogas, é esperado que o filme seja violento. Essa característica se faz presente e é gradualmente aumentada conforme se caminha para o final. Para acompanhar os tiros e a pancadaria, os personagens soltam o verbo. O desafio é lançado: quantas vezes se fala “fucking” em Os Infiltrados?

2 comentários:

  1. Bom a respeito das falhas, a falta de continuidade dos cortes realmente é visivel, mas as canções estão totalmente bem arrumadas entre as cenas. A musica em cada uma das partes sabe expressar o a sensação do momento. Isso não é uma falha no seu ponto de vista mas no meu ponto de vista é uma perfeita coerencia ( talvez porque eu goste das musicas e você não, não estou afirmando so supondo )

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente é uma questão de gosto musical mesmo. Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir