quarta-feira, 2 de julho de 2008

Kung Fu Panda



Sinopse: O panda Po é um aficionado por kung fu mas sua preguiça nunca deixou que ele fosse da teoria à prática e então vive seus dias trabalhando no restaurante de seu pai. E quando o futuro da cidade está ameaçado e um novo mestre do kung fu deve ser escolhido Po acaba sendo o privilegiado, por acidente. Será?


Ficha Técnica
Kung Fu Panda
Direção: Mark Osborne e John Stevenson
Roteiro: Jonathan Aibel e Glenn Berger
Elenco: Jack Black, Dustin Hoffmann, Seth Rogen, Jackie Chan
Duração: 90 minutos


Panda style
 por Flávia Cristina Yakubian

(Spoilerômetro: )

Kung Fu Panda foi um dos filmes mais propagandeados dos últimos tempos. Há quase um ano teasers vêm sendo exibidos nas telas do cinema. O marketing fora das telas inclui lanches, brinquedos, material escolar... Uma aposta tão grande da indústria não poderia ser em um filme ruim. E, realmente, Kung Fu Panda é tão bom quanto esperado. O típico filme para agradar todas as idades, com uma produção sem falhas.

O elenco all-star da versão americana está impecável: Jack Black, em perfeita sintonia com o papel, Dustin Hoffman, que já havia mostrado suas habilidades como lutador, de capoeira, em Entrando numa Fria, Angelina Jolie, Jackie Chan, Lucy Liu, David Cross e Seth Rogen no papel mais absurdo em termos de aparência do ator real versus personagem como Mestre Louva-Deus (e sim, para os fãs, ele dá sua típica risada neste papel também!). Mas as melhores vozes são de dois mais desconhecidos Ian McShane como o vilão e Randall Duk Kim como Mestre Oogway, a “tartaruga ninja”. Na versão brasileira, Lucio Mauro Filho e Juliana Paes são os mais conhecidos, mas as chances de se igualarem aos originais, são, infelizmente, poucas.

A animação, que mistura diferentes técnicas, permite uma agilidade e sincronia às coreografias de lutas que em certos momentos até esquecemos que são bichos desenhados na tela. O roteiro consegue colocar em uma hora e meia todos os clichês de todos os filmes de kung fu possíveis, mas sempre de uma forma bem-humorado e, em certos momentos, até mesmo reverencial. O lado zen, a aparelhagem exótica de treinos, o “Chosen One”, tudo está lá. Mas o mais interessante, em termos de kung fu, é o fato de os mestres serem os animais nos quais as técnicas de kung fu foram baseadas: o macaco, o louva-deus, o tigre, a serpente e a garça, o que confere cenas de luta bem interessantes. Na verdade, o kung fu é tão ressaltado que acredito que para quem não é fã das artes marciais o filme possa até ser um pouco cansativo.

Quanto à trilha sonora, apenas um porém, utilizaram a famosa música dos anos 70, de Carl Douglas “Kung Fu Fighting” mas em nova versão, com outra letra, o que, pessoalmente, achei desnecessário. Sem contar que a letra original era bem melhor. No trailer ainda podemos conferir um trecho da original.

Mas o mais interessante é que Po, o panda, é um típico nerd: fã obcecado, coleciona “action figures” dos seus ídolos, conhece tudo do seu mundo, fica extasiado ao ver de perto as relíquias as quais só conhecia por reproduções. Mas, ele é o nerd mais sortudo que existe pois tem a oportunidade de fazer parte desse mundo. E, infelizmente, toda sua teoria não conta muito e ele precisa mostrar que tem a força de vontade para realmente se tornar um membro desse mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário