quinta-feira, 12 de abril de 2007

Ventos da Liberdade




Sinopse: Dois irmãos se envolvem em uma revolução que visa conquistar a independência da Irlanda no ano de 1920. Damien abdica a carreira médica em nome da luta e Teddy é um guerrilheiro nato.


Ficha Técnica
Ventos da Liberdade (The Wind tha Shakes de Barley) 
Direção: Ken Loach 
Roteiro: Paul Laverty 
Elenco: Cillian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham 
Duração: 127 minutos


História pouco conhecida
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O elenco de Ventos da Liberdade (The Wind That Shakes the Barley) é liderado pelo promissor Cillian Murphy (Café da Manhã em Plutão). Em mais um trabalho em que o jovem irlandês esbanja talento, fica cada vez mais palpável uma indicação ao Oscar em um futuro próximo.

O tema da produção é a luta armada pela independência da Irlanda. Incrivelmente, não há sangue na maior parte das cenas violentas. Há vários momentos em que personagens são alvejados por tiros e nem sequer uma gota de sangue é derramada. Mas o mais impressionante é que mesmo sem ter cenas sangrentas, a revolta consegue ser construída no coração do público, que passa a odiar os opressores.

O filme também é válido por retratar um pedaço da História pouco conhecido pelos brasileiros. A independência da Irlanda passa em branco nos currículos escolares, que se focam mais na questão religiosa da Irlanda do Norte. A aula fica um pouco incompleta e sente-se falta de alguns letreiros para explicar melhor a situação para os leigos.

No roteiro ainda há espaço para fugir dos clichês: enquanto na maioria dos filmes os revolucionários são retratados como altruístas visionários, em Ventos da Liberdade a realidade é mostrada. Revolucionários são pessoas descontentes com a situação atual e que lutam para mudá-la – simples assim.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

A Família do Futuro



Sinopse: Lewis, um menino órfão, é fanático por construir invenções, porém elas nunca funcionam direito. Na tentativa de encontrar sua mãe, ele acaba encontrando os Robinsons, a família do futuro.


Ficha Técnica
A Família do Futuro (Meet the Robinsons)
Direção: Stephen J. Anderson
Roteiro: Jon Bernstein, Michelle Bochner, Don Hall, Nathan Greno, Aurian Redson, Joseph Mateo, Stephen J. Anderson
Elenco: Daniel Hansen, Jordan Fry, Matthew Josten, Wesley Singerman
Duração: 95 minutos


 por Thaíse Costa


A Família do Futuro (Meet the Robinsons) é um filme feito para as crianças se divertirem. A história tem ideias bacanas, com elementos que certamente atraem os pequenos, como invenções e alguns cenários ultra-coloridos (lembrando jogos como os do Super Mario).

Um elemento interessante do filme é que ele pode ser visto em 3D no cinema, o que é uma experiência muito legal, principalmente com as crianças da sala fazendo voz de susto e admiração quando, por exemplo, parece que a mão do personagem vai encostar em você... Assistir o filme dessa maneira não é, entretanto, essencial.

Voltando ao conteúdo do filme em si, não podemos nos esquecer dos personagens. A maioria deles é muito interessante, mas, para a tristeza do público, são pouco explorados. Assim, acontece de alguns personagens secundários às vezes chamarem mais a nossa atenção do que os protagonistas.

Dessa vez a Disney deixou de lado a tentativa, muitas vezes forçada (vide O Galinho Chicken Little...), de tentar agradar tanto o público infantil quanto o adulto por meio de piadinhas que só os grandes entendem... isso no meio de uma história que deveria ser infantil. Mérito para a produção, afinal, os pequenos devem estar saturados desse tipo de foco.

Tudo isso não quer dizer que a fita não agrade a mais ninguém além das crianças... pelo contrário! A fita tem uma história bacana, com um “quê” de conto futurista. Tem cara do que a Disney já foi.

Com toda certeza A Família do Futuro conquistará o público dos pequenos e até, quem sabe, uma boa quantidade de adultos também. Não é uma obra-prima, mas vale pela emoção e, é claro, pela diversão.