quinta-feira, 8 de março de 2007

A Pele







Sinopse: O filme conta como Diane Arbus deixou de ser uma dona-de-casa mediana para se tornar uma das mais renomadas fotógrafas do século XX. Através do seu relacionamento com Lionel Sweeney, ela entra em contato com pessoas com anomalias que inspiram sua obra.


Ficha Técnica
A Pele (Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus)
Direção: Steven Shainberg
Roteiro: Erin Cressida Wilson
Elenco: Nicole Kidman, Robert Downey Jr., Ty Burrell
Duração: 122 minutos


"Acorda, menina" *
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: último parágrafo)

Com certeza o filme A Pele (Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus) atrairá um grande número de pessoas para assisti-lo por causa do elenco. Nicole Kidman (A Intérprete) e Robert Downey Jr. (O Homem Duplo) formam um casal que poderia estar em um grande filme, mas infelizmente o talento de ambos é desperdiçado em um roteiro fraco. Quem merece destaque é o pouco conhecido Ty Burrell (Amigas com Dinheiro), no papel de marido de Diane.

As legendas brasileiras estão aclamando A Pele como um filme baseado em uma história real. Na verdade, como anunciado pelo título original, o filme é apenas um “retrato imaginário”: Diane Arbus existiu de verdade, mas o enredo apresentado é fruto da imaginação da escritora Patricia Bosworth, autora do livro que originou o roteiro. Um pouco de honestidade não faz mal a ninguém!

Diane e sua família moram em um apartamento no térreo, enquanto Lionel mora pelo menos dois andares acima – como se percebe quando a protagonista sobe várias escadas para chegar até a casa de seu amigo. O problema é que mais adiante os dois abrem um alçapão ligando diretamente os dois apartamentos. Como isso é possível? Será que há algum portal de teleporte secreto no tal alçapão?

Todo o meio do filme é meramente contemplativo. Diane passeia ao lado de Leonel conhecendo pessoas e se encantando com o novo mundo que descobre. A passividade da protagonista acaba influenciando sua vida familiar e fica bem fácil antipatizar-se com sua (falta de) atitude.

O final de A Pele não empolga, sofrendo do mesmo mal de A Bela e A Fera. Todos querem que Bela fique com Fera e não com o príncipe bonitão debaixo da pelugem.

Bordão que Ana Maria Braga usa toda manhã para iniciar seu programa Mais Você.

quinta-feira, 1 de março de 2007

Letra e Música






Sinopse: Alex Fletcher é um cantor da década de 1980 em assumida decadência. Uma grande estrela do pop atual, no entanto, é sua fã e lhe pede a composição de um hit. Quem o ajuda nesta empreitada é a atrapalhada Sophie, sua jardineira.


Ficha Técnica
Letra e Música (Music and Lyrics)
Roteiro e Direção: Marc Lawrence
Elenco: Hugh Gran, Drew Barrymore, Haley Bennett, Brad Garrett
Duração: 96 minutos


 por Thaíse Costa

(Spoilerômetro: )

Letra e Música (Music and Lyrics) é uma comédia romântica que cumpre seu papel e ainda diverte os que curtem o estilo pop dos anos 1980. Logo de cara, nos deparamos com um inusitado clipe do Pop!, grupo fictício do qual Alex Fletcher fez parte em seus tempos de glória. E não é difícil encontrar semelhanças com bandas e clipes da época relacionada – ocorre uma espécie de paródia nostálgica muito divertida.

O restante do filme é uma entrega ao fiel estilo de filmes do gênero. Mas o importante é destacar que tal entrega é bem executada. Cenas engraçadas, brigas e beijos... o pacote completo. Há também alguns diálogos inteligentes no que se refere ao hilário.

Não podemos, no entanto, deixar de destacar Cora Corman, vivida pela estreante Haley Bennett. Cora é a grande estrela pop que quer uma música de Alex Flechter. O mais interessante nesta personagem é que ela é bastante caricata... uma mistura de Björk, Shakira e Avril Lavigne, com direito a toda a excentricidade da primeira, o eterno rebolado da segunda e a jovialidade sem fim da última. Além disso, ela possui aquela indiferença que todos imaginam (e alguns comprovam) em artistas do gênero.

Letra e Música veio em boa hora, pois aproveita essa onda “retrô anos 80” que vivemos na atualidade. Justamente por isso, a fita é uma boa opção não somente para casais apaixonados e mocinhas sonhadoras, mas também para todo esse povo cujo combustível sonoro é pura nostalgia.