terça-feira, 19 de dezembro de 2006

O Amor Não Tira Férias







Sinopse: Duas mulheres, uma dos EUA e outra da Inglaterra, resolvem trocar de casas durante a época do Natal, na esperança que o distanciamento as alivie das desilusões amorosas pelas quais estão passando.


Ficha Técnica
O Amor Não Tira Férias (The Holiday)
Roteiro e Direção: Nancy Meyers
Elenco: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black
Duração: 138 minutos


Entretenimento de titias
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Mais um filme de Nancy Meyers (Alguém Tem Que Ceder). Essa frase resume bem a que se propõe O Amor Não Tira Férias (The Holiday). A diretora-roteirista pode ser considerada a versão feminina e hollywoodiana do novelista Manuel Carlos (Páginas da Vida): ambos escrevem histórias sobre pessoas ricas que procuram a felicidade. Enquanto Maneco curte uma bossa nova no Neblon, Nancy prefere músicas antigas norte-americanas. O que difere nos dois estilos é que todas as novelas de Manuel Carlos poderiam se chamar Desgraça Pouca é Bobagem, já os filmes de Meyers poderiam todos ser intitulados Do Que As Mulheres Gostam (ops...*).

O elenco é formado por dois pares amorosos: as mulheres são representadas por Kate Winslet (Em Busca da Terra do Nunca) e Cameron Diaz (As Panteras) – a primeira está um quilômetro melhor do que a segunda –, já os rapazes são vividos por Jude Law (Closer) e Jack Black (Escola de Rock). Para formar os pares, basta reparar nos tipos físicos dos atores.

O texto traz piadadinhas de fácil assimilação e riso solto. Amanda (Cameron Diaz) trabalha fazendo trailers para Hollywood e, em diversas partes do filme, há inserções onde pequenos traillers sobre a vida dela são narrados por sua consciência – o que gera bons momentos.

O Amor Não Tira Férias é mesmo um filme que as titias vão adorar. Elas irão rir com as peripécias dos personagens, se encantar com o romantismo, achar bonita a amizade entre uma mulher jovem e um octogenário e, mais importante, não vão perceber quão absurdas são as situações criadas pelo roteiro.

* Fato Dude: Nancy Meyers dirigiu Do que as Mulheres Gostam (2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário