sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Top 10: Brasil

Por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Para esta lista, foram considerados os filmes nacionais que estrearam comercialmente nos cinemas em 2014. A divisão entre brasileiros e estrangeiros é apenas para dar mais espaço para nossos filmes.

1. O Lobo Atrás da Porta

Um roteiro bem amarrado (concebido ao longo de anos e não a toque de caixa), atores competentes e uma direção precisa, que aposta em planos alongados sem abandonar o dinamismo que pede o gênero de thriller. Essa é a receita que faz o estreante Fernando Coimbra chegar ao topo em 2014.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

2. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Do curta/viral de 2010 para sua versão em longa-metragem, Daniel Ribeiro mostrou amadurecimento como cineasta. O filme consegue transmitir com ternura suas mensagens e respeita a inteligência de seu espectador.

MAIS:
Nota sobre o filme (SaraivaConteúdo)

3. O Menino e o Mundo

Sem palavras, mas com muito a dizer. É assim que funciona a animação com fortes críticas à sociedade consumista, sem deixar de lado o apuro técnico e uma trilha musical tocante, sem ser piegas.

MAIS
Trailer do filme (BRCine)

4. De Menor

A questão da maioridade penal é polêmica e o longa faz bem ao fornecer argumentos sem cair na armadilha do panfletário. O foco na relação fraternal dos protagonistas ajuda o enredo a se desenrolar e cria simpatia com o público.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

5. Praia do Futuro

Um cinema com mais sensações do que narrativa é uma opção ousada. O filme conta muito da psicologia de seus personagens graças ao entrosamento do elenco. Outro ponto positivo é deixar a orientação sexual do protagonista em segundo plano.

MAIS:
Matéria: Cinema brasileiro com ares gringos (SaraivaConteúdo)

6. Boa Sorte

Mesmo quando exerce sua veia contista, Jorge Furtado escreve cinema. O filme de Carolina Jabor é um ótimo exemplo de produção de médio porte (tanto no apelo quanto nas pretensões artísticas) que tanto faz falta ao cinema nacional. Uma história bem contata dom personagens cativantes é meio caminho andado.

MAIS:
Matéria: “Eu trouxe a morte para o físico”, diz Deborah Secco (SaraivaConteúdo)

7. Dominguinhos

O que não falta na safra recente são documentários musicais. Por isso, para se destacar é preciso personalidade – algo que a produção sobre o sanfoneiro transborda. É preciso destacar que a poesia nas imagens do longa não atrapalha a absorção dos acontecimentos narrados.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

8. A Oeste do Fim do Mundo

A cooperação com nossos vizinho é uma arma valiosa contra a opressão cultural externa. É com essa ferramenta em mãos que Paulo Nascimento faz seu melhor trabalho até o momento. Trata-se de um enredo instigante com alto valor histórico e social.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

9. Em Busca de Iara

A ditadura militar é tema recorrente em nosso cinema, que cumpre a missão de relembrar as barbáries da época, apesar dos saudosistas acefálicos. Esse documentário tem um estrutura protocolar, mas a força dos acontecimentos narrados é suficiente para que se destaque em meio à produção do ano.

MAIS:
Matéria: Dor em família

10. Trinta

Se há apenas um filme com pretensões de blockbuster na lista, não é por preconceito meu. A fornada atual é fraca, com comédias rasas ou cinebiografias que estreiam sabotadas. Isso porque o público sabe que o conteúdo estará na TV aberta em pouco tempo no formato de minissérie. Apesar disso, o filme se apropria do encanto do Carnaval para nos levar para dentro desse mundo glamoroso.

MAIS:
Vídeo: Da avenida para a tela (SaraivaConteúdo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário