domingo, 5 de junho de 2011

8 Mulheres: Peça prova criatividade de Ozon


Assistir à peça 8 Mujeres, atualmente em cartaz em Buenos Aires, depois de conferir o filme 8 Mulheres (8 Femme) de François Ozon prova o ecletismo do cineasta francês.

A história parece tirada da obra de Agatha Christie e gira em torno do mistério do assassinado de Simon, dono da mansão onde o enredo se desenvolve. As tais mulheres do título são as únicas que teriam a chance de cometer o crime. Elas estão presas na casa por causa de uma nevasca e precisam descobrir qual delas é a matadora.

O diferencial do filme são os números musicais, um para cada personagem. Essas cenas acontecem sem qualquer tipo de preparação e tomam o público de assalto. No começo, chegam a surpreender e até assustam, mas depois nos acostumamos com a estrutura narrativa nada convencional.

Os tais números musicais são criações da adaptação cinematográfica, uma vez que eles não existem na peça original. No lugar deles, há tocantes monólogos, como se fossem poesias.

Na sessão da peça em que eu estava presente, duas personagens (as empregadas domésticas) tiveram tal privilégio intimista .Convido os leitores que tiveram a chance de ver o espetáculo a relatar se as outras damas também têm seus monólogos em outras sessões.

Se esse for o caso, é uma pena. Todos os monólogos poderiam dividir o palco na mesma noite, já que a peça tem menos de 90 minutos.

Outro ponto de contato ente a peça e o filme na atual montagem argentina está nos figurinos, que são bem parecidos até nas cores dos tecidos. A mistura de comédia, drama e mistério também é mantida; apesar de a peça ter menos momentos dramáticos.

2 comentários:

  1. Cara, mas essa transformação do diálogo em música é algo que considero muito mais vibrante até na obra do Jacques Demy. Pegue o "Pele de Asno", por exemplo: tem um charme, fluidez e criam um clima tão... atípico.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prilégio de ver a peça ao lado do Edu. Gostei do humor, e realmente os discursos das duas personagens foram belíssimos. Enquanto estava assistindo fiquei ansiosa pelo discurso das demais, que não veio. Sob esse aspecto, o filme é mais interessante. Mesmo assim, a peça suuuper merece ser conferida. A hitória é ótima e as atrizes arrasam.

    ResponderExcluir