quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Polícia, Adjetivo






Sinopse: Cristi é um policial investigando um caso de tráfego e consumo de drogas. Seus problemas acontecem por não concordar com seu superior de como será a melhor forma de conduzir o caso.


Ficha Técnica
Polícia, Adjetivo (Politist, Adjectiv)
Roteiro e Direção: Corneliu Porumboiu
Elenco: Dragos Bucur, Vlad Ivanov, Irina Saulescu, Ion Stoica, Marian Ghenea
Duração: 115 minutos


Investigação e paciência
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O título de Polícia, Adjetivo (Politist, Adjectiv) pode parecer bem estranho para qualquer pessoa com noções básicas de gramática. Na verdade, o que aconteceu foi um problema na tradução dessa produção romena. O mais adequado seria chamar o filme "Policial, Adjetivo".

A sinopse também pode levar o espectador desavisado a acreditar que se trata de um filme de ação policial com muitos tiroteios, ou um drama que discuta a questão das drogas na sociedade. O filme de fato fala do trabalho policial, mas não da forma romântica que estamos acostumados com o cinema mais popular. O objetivo desse longa é mostrar que a rotina dos detetives é bem diferente das ficções, precisando de muita paciência para conseguir seus objetivos.

O próprio público necessitará de uma grande dose de paciência para tolerar quase duas horas de uma narrativa extremamente arrastada. Logo na primeira cena, vê-se o trajeto do protagonista até a delegacia. Ele anda por muitas ruas, sem qualquer necessidade para o desenvolvimento da história. Nem mesmo os créditos iniciais são apresentados nessa cena.

O elenco, a direção e o roteiro merecem elogios por conseguirem inserir muitos assuntos desconexos na mesma situação. Por exemplo, em um jantar ou reunião de trabalho (filmada em plano-sequência*) os personagens podem falar de temas importantes para o que estão vivendo e rapidamente descambar para ameninades com extrema facilidade. Turismo, música e gramática fazem parte das falas, enquanto o cerne da questão é deixado de lado.

Polícia, Adjetivo experimenta em várias frentes, quem estiver acordado poderá ver.

* sem cortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário