terça-feira, 29 de abril de 2008

O Sonho de Cassandra







Sinopse: Ian e Terry estão com sérios problemas financeiros e a única saída é pedir dinheiro para o tio Howard. O parente ricaço irá pedir que seus sobrinhos cometam um assassinato como forma de retribuir o favor.


Ficha Técnica 
O Sonho de Cassandra (Cassandra’s Dream)
Roteiro e Direção: Woody Allen
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrell, Hayley Atwell, Tom Wilkinson
Duração: 108 minutos


Protagonista deslocado
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Com um título bem diferente, O Sonho de Cassandra (Cassandra’s Dream) merece uma breve explicação. O nome do filme é o nome do barco que os dois irmãos compram logo no início do enredo. Pelo menos por parte do entendimento desse humilde crítico, não há muita relação do título com a trama em si. Na embarcação passam-se muito poucas cenas.

Comparando a nova fita com as últimas direções de Woody Allen – todas rodadas na Inglaterra –, é fácil de se perceber que O Sonho de Cassandra está muito mais próximo de Match Point do que da mesmice de Scoop. A diferença é que dessa vez o cineasta consegue se afastar ainda mais da comédia, gênero que o consagrou.

Outra diferença que será sentida pelos rapazes é a falta de Scarlett Johansson, mas ela estará de volta no ano que vez para trabalhar com Woody Allen em Vicky Cristina Barcelona. Dessa vez o elenco irá agradar muito mais aos corações femininos, com Ewan McGregor (Miss Potter) e Colin Ferrell (Pergunte ao Pó) defendendo os papéis principais do filme.

O desenvolvimento da angustiante situação vivida pelos personagens é vista através dos olhos de Ian, o irmão mais equilibrado. Com isso, o filme ganha sensualidade, graças ao envolvimento de Ian com a bela Angela. No entanto, o conjunto ganharia muito mais profundidade psicológica se o personagem principal fosse Terry. Acompanhar os sérios conflitos que se passam em sua cabeça poderia render uma experiência muito mais interessante.

O filme prova que Woody Allen ainda pode oferecer algo para os cinéfilos, mas muita empolgação não é justificada. Ele ainda não conseguiu igualar seu desempenho em Match Point.

Nenhum comentário:

Postar um comentário