domingo, 5 de fevereiro de 2006

O Segredo de Brokeback Mountain



Sinopse: Em 1963, Ennis Del Mar e Jack Twist são contratados para cuidar de um rebanho de ovelhas que pastam na Montanha Brokeback. Durante essa temporada, os dois jovens se apaixonam e passam a se encontrar regularmente por vários anos para poder viver secretamente esse amor.



Ficha Técnica
O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain)
Diretor: Ang Lee
Roteiro: Larry McMurtry, Diana Ossana, baseado em conto de E. Annie Proulx
Elenco: Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Michelle Williams, Anne Hathaway
Duração: 134 minutos


 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O já premiado no Globo de Ouro e grande favorito ao Oscar completa quaisquer expectativas. O Segredo de Brokeback Mountain (Brockeback Mountain) é, acima de tudo, um filme com muito coração. O diretor Ang Lee (O Tigre e O Dragão) mais uma vez faz um trabalho belíssimo para envolver o público em uma questão muito delicada, onde sempre se anda na corda bamba entre a depravação e a cafonice. Pode-se sentir essa afinação nas cenas de carinho entre os protagonistas. Elas são explosivas, pois eles sabem que não têm muitas oportunidades de expressar o seu afeto, e Lee nos mostra essa dificuldade claramente.

O filme tem 134 minutos e no final ele meio que se arrasta, mais síntese na montagem poderia suavizar a falta de ritmo. Outro deslize está na lengendagem. Por mais de uma oportunidade o público é informado do ano em que os fatos acontecem através de sons que não estão em primeiro plano (TV, rádio,...) e as legendas simplesmente ignoram essas fontes, sendo que elas ajudam a situar as cenas.

As atuações são maravilhosas, tanto que dois atores do elenco foram indicados ao Oscar por esse trabalho. O primeiro já foi reconhecido com o Globo de Ouro de Melhor Ator, Heath Ledger (10 Coisas que Eu Odeio em Você) interpreta Ennis Del Mar, um típico homem durão que tenta, mas que não consegue esconder seu sentimento e sofrimento; no ponto certo. Já Jake Gyllenhaal (O Dia Depois de Amanhã) dá vida ao sensível Jack Twist, um homem que é levado pela emoção, característica que transparece em seu gosto por rodeios.

A segunda indicada é Michelle Williams (Dawson`s Creek) no papel de Alma, esposa de Ennis. Esse personagem nos mostra as pessoas que sofrem paralelamente por causa do preconceito sofrido pelos gays na sociedade. Alma casou-se com Ennis pelo simples motivo de que é socialmente inaceitável que ele viva o seu amor por Jack. Ela então é condenada a um casamento infeliz.

Ao terminar o filme muitas pessoas irão se surpreender por terem se emocionado com a história de um amor entre duas pessoas do mesmo sexo. Parece ser esse o objetivo dessa produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário