terça-feira, 28 de abril de 2009

Divã






Sinopse: Mercedes é uma mulher madura e muito bem casada. Depois de começar a fazer terapia, começa a se questionar sobre a validade de seu matrimônio e se divorcia. Ela terá então de redescobrir sua sexualidade.


Ficha Técnica
Divã
Direção: José Alvarenga Jr.
Roteiro: Marcelo Saback
Elenco: Lília Cabral, Reynaldo Gianecchini, José Mayer, Cauã Reymond
Duração: 90 minutos


De bem com a vida
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

No começo da década de 1960, com a invenção da pílula anticoncepcional, as mulheres encontraram o espaço para afirmarem seus direitos como ser imbuído de desejos. A Revolução Sexual foi abraçada pelo movimento hippie e parecia uma viagem sem volta. Na década de 1980, o freio de mão foi puxado por causa da AIDS e tudo ficou mais retraído.

Passados muitos anos, foi constatado que, tomando os cuidados necessários, o HIV não era um perigo e atualmente as mulheres voltaram a reivindicar seus direitos entre quatro paredes. Nessa onda meio Sex & the City, chega o filme nacional Divã.

Baseado em uma peça de teatro, o longa é um raro exemplo de drama cômico na cinematografia brasileira. Embora por vezes o humor e as emoções parecem muito bem misturados, o saldo final é positivo e a jornada de Mercedes é bem simpática. O sucesso da empreitada está muito calcado no carisma inegável de Lilia Cabral (A Favorita). A adaptação dos palcos para a tela foi muito bem feita, com várias locações exploradas para mostrar as confusões e reviravoltas na vida da protagonista.

As piadas são bem formuladas e não desmerecem o bom-gosto de quem for assistir a Divã. Algumas cenas irão arrancar gargalhadas sinceras explorando vários tipo de humor. Em alguns momentos, as piadas são mais físicas (como quando Mercedes tenta dançar) e outras são originadas em personagens interessantes (o cabeleireiro, por exemplo) e há ainda um texto ágil com diálogos engraçados.

Divã é feito sobre medida para mulheres que estão – ou querem ficar – de bem com a vida.