segunda-feira, 31 de julho de 2006

Zuzu Angel





Sinopse: Baseado na vida da estilista mineira Zuzu Angel, que teve seu filho Stuart preso, torturado e morto durante a ditadura militar; o filme retrata a luta que ela travou para reaver o corpo dele.


Ficha Técnica
Zuzu Angel
Direção: Sergio Rezende
Roteiro: Marcos Bernstein, Sergio Rezende
Elenco: Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Leandra Leal, Alexandre Borges, Luana Piovani
Duração: 108 minutos


Anjo enfraquecido
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A história de Zuzu Angel tem todos os ingredientes para compor um filme emocionante: uma mulher que perde o medo e se fortalece através de seu amor materno em um ambiente de injustiça social por causa de um regime totalitário. O problema é que toda a força não consegue ser passada pelo filme.

A batalha de Zuzu tem um enorme potencial de arrancar lágrimas de mães e filhos, mas o diretor Sérgio Rezende (Mauá) não consegue utilizar todos os recursos que tinha a mão para atingir o nível de Olga, por exemplo.

No elenco, Luana Piovanni (O Homem que Copiava) interpreta Elke Maravilha e não ofende o público. Patrícia Pillar (Se Eu Fosse Você) até tenta passar toda a bravura de Zuzu, mas é atrapalhada por uma câmera estática e fria. Daniel de Oliveira (Cazuza) está longe de seu melhor desempenho como ator.

Em diversos momentos o filme se assemelha a um capítulo mediano de novela das nove, principalmente nas cenas de ação que não convencem. Falta um pouco de ousadia para tentar capturar as emoções do espectador.

Assistir a esse filme é importante no momento em que vivemos em nosso País. Com tantas pessoas indignadas com a corrupção e a violência, algumas voltam seus olhos para o tempo dos Atos Institucionais, com nostalgia. Zuzu renasce nessa produção para nos alertar que a situação já foi bem pior – e com o dever de se permanecer calado.