segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Coisas que Eu Poderia Dizer... : Faltou tato

 por Vanessa Santos

Spoilerômetro: (?)


Produzido por Jon Avnet (Tomates Verdes Fritos) e dirigido por Rodrigo Garcia (Destinos Ligados), Coisas que Eu Poderia Dizer só de Olhar para Ela (Things You Can Tell Just by Looking at Her) conta a história de cinco mulheres cujas vidas aparentemente desconexas se cruzam em San Francisco Valley.

A detetive Kathy Farber (Amy Brenneman, que voltou a trabalhar com Garcia em Destinos Ligados) chega na cena de um crime e descobre o cadáver uma antiga amiga sua, Carmen. Elaine (Glenn Close, de Ao Entardecer) briga com a mãe enquanto espera por uma chamada telefônica. Rebecca (Holly Hunter, de Aos Treze) descobre que está grávida. Rose (Kathy Baker, de Tinha que Ser Você) desenvolve uma obsessão por seu novo vizinho. Carol (Cameron Diaz, de Professora sem Classe), a irmã de Kathy, especula com o que poderia ter levado Carmen ao suicídio e não percebe que sua irmã abdica de sua própria vida em prol dela.

Nós mulheres somos um mistério para os homens. Quando eles acreditam que nos descobriram, veem um outro enigma. Não, não estou reproduzindo "achismos" sobre gênero, mas somos mais complexas do que é proposto em Coisas que Eu Poderia Dizer...


Não somos sacanas a ponto de pisar na outra para conseguir o que quer, nem todas acreditam que a fonte de felicidade está no casamento e nem todas são obcecadas pela aparência (o roteiro não explora esse tema, mas há algumas cenas que insinuam). Só assim para compreender como um elenco tão bom e uma história que poderia ser tão proveitosa são desperdiçados em quase duas horas de dramas cansativos e rasos assim como seus personagens femininos.

Aparentemente para Rodrigo García as coisas que voce pode dizer só de olhar para ela são carência e fragilidade. O universo feminino gira em torno da vida sentimental e todas possuem uma leve tendência a depressão pelo desastre que são.

Em relação ao roteiro desse filme de 1999, falta uma ousadia maior pois segue uma cartilha bem certinha: há um inicio contundente e um final em aberto.

Se quem assistiu solta um grande "E daí?" no final do filme é porque algo esta faltando. E nesse caso faltou sensibilidade e talento.

Coisas que Eu Poderia Dizer só de Olhar para Ela (Things You Can Tell Just by Looking at Her)
Roteiro e Direção: Rodrigo Garcia
Elenco: Glenn Close, Cameron Diaz, Calista Flockhart, Kathy Baker, Amy Brenneman, Valeria Golino, Holly Hunter
Duração: 109 minutos
País: EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário