O que é o Cine Dude?

Dude?
Talvez a tradução mais apropriada para a palavra inglesa dude seja “carinha”. Trata-se de um termo coloquial para chamar aquele sujeito com o qual você tem uma relação amistosa, sem necessariamente lembrar o nome dele. Portanto, assim como se tem o “carinha da portaria”, “o carinha da lanchonete” e muitos outros; o Cine Dude tem a missão de ser o carinha que vai te dar as dicas de cinema mais legais para o seu gosto. Afinal é você que paga o ingresso, então não faz sentido ser encaminhado para um filme que você não vai gostar.

Spoilerômetro?
As críticas dos filmes demais textos do Cine Dude contêm o spolierômetro. Ele adverte o leitor se o texto, ou algum outro aspecto do artigo, adianta mais informações sobre a trama do que o desejado para que a surpresa seja completa. Quando o spoilerômetro está verde () não há o que temer. Quando é amarelo (), alguns dados são apresentados sem comprometer a surpresa final. Já quando se vê o spoilerômetro vermelho (), só leia o texto se já souber o final, ou não se importar de ficar sabendo. Há ainda um quarto tipo indicador. Quando se vê o spoilerômetro roxo () é porque o leitor já deve conhecer o final da história, por se tratar de fatos históricos, religiosos, mitológicos ou enredos bem conhecidos, como Romeu e Julieta, por exemplo.

Outros Dudes
Aqui no Cine Dude você também pode participar. Se existe um filme ou um DVD que você gostou muito, envie seu texto por e-mail para a gente (cinedude@gmail.com). Os melhores textos enviados serão colocados no ar.

Edu Fernandes
Para conhecer mais sobre o blogueiro, há algumas opções:
- Entre no perfil no site Kritz: Lá há um histórico das críticas de Edu Fernandes, links para textos (do Cine Dude e de outros sites) e até uma minibiografia.
- Leia uma entrevista com Edu Fernandes: no bate-papo fica claro as visões do crítico sobre como deve ser seu relacionamento com o leitor e sua visão sobre a crítica de cinema do bem.
- Siga Edu Fernadandes no twitter: Postagens engraçadas (outras nem tanto), primeiras impressões sobre filmes assim que eles são vistos, links para textos e outras dicas.