quarta-feira, 3 de novembro de 2010

José e Pilar



Sinopse: Documentário sobre a concepção do livro A Viagem do Elefante. José Saramago conta com a ajuda de sua mulher para conseguir conciliar o tempo necessário para escrever e seus diversos compromissos internacionais.


Ficha Técnica
José e Pilar
Roteiro e Direção: Miguel Gonçalves Mendes
Elenco: José Saramago, Pilar del Rio
Duração: 125 minutos
País: Portugal, Brasil, Espanha


Uma parceria de amor e trabalho
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Quando se produz um documentário sobre uma personalidade do porte de José Saramago (Ensaio sobre a Cegueira), a primeira obrigação é agradar a seus fãs. Essa missão é comprida por José e Pilar com muitas ótimas frases que o escritor português ganhador do Nobel de Literatura deixa escapar em seus depoimentos.

Felizmente o filme não se contenta em ficar no "arroz com feijão" (ou "bacalhau com batatas", para os lusitanos) e mostra muito mais do que se espera. Nesse sentido, um dos méritos da coprodução está em retratar a rotina profissional de seus personagens.

Os escritores, assim como outros artistas, têm a fama de levar uma vida tranquila, sem estresse. O otagenário Saramago provou o contrário com suas constantes viagens ao redor do globo, quando participava de muitas entrevistas, debates, palestras, noites de autógrafos e tantos outros eventos.

A variedade de público alcançado por José e Pilar é outra qualidade positiva do documentário. Além dos amantes da obra de Saramago e de literatura em geral, as pessoas românticas terão motivos para se emocionar durante a sessão do filme. Muitas cenas são dedicadas a mostrar como era a relação de  profunda parceria entre o casal-título. Além de esposa (com direito a belos momentos de carinho), Pilar traduzia os livros de seu marido e ainda cuidava da complicada agenda e da volumosa correspondência dele.

José e Pilar é uma rara oportunidade de ver uma linda e verdadeira história de amor, diferente do que se vê em filmes açucarados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário