quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Centurião



Sinopse: Uma legião de soldados romanos está além das linhas inimigas na Bretanha. Eles tentam sobreviver, enquanto são caçados por uma tribo de nativos.


Ficha Técnica
Centurião (Centurion)
Roteiro e Direção: Neil Marshall
Elenco: Michael Fassbender, Andreas Wisniewski, Dave Legeno, Axelle Carolyn, Dominic West, Noel Clarke, JJ Feild, Lee Ross, David Morrissey, Ulrich Thomsen, Paul Freeman, Olga Kurylenko
Duração: 97 minutos
País: Reino Unido


Frases de efeito colateral
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A Nona Legião retratada no filme Centurião (Centurion) realmente existiu, mas seu destino final é um mistério para a História. A produção dá uma possível resposta para o que aconteceu com os combatentes romanos, mas a tônica geral é mais realista.

Por essa razão, qualquer referência a magia, tão comuns a épicos desse tipo, é tomada como misticismo. O melhor exemplo dessa característica são os talentos de rastreadora de Etain, que poderia muito bem ser uma ranger em uma aventura de RPG. Suas habilidades tidas como sobrenaturais são, na realidade, conhecimento e sensibilidade aguçada.

A autenticidade também chega às cenas de batalhas e aos ferimentos. A violência de Centurião está acima da média dos filmes de seu gênero, mas não cai na sanguinolência gratuita. Um olhar interessante no tema, com certeza.

Uma atração especial é a longa perseguição que praticamente domina a metade final da fita. Não chega a ser tão frenética quanto em Appocalypto, exatamente pela preocupação realista. Mesmo assim, a tensão de que os protagonistas podem ser atacado a qualquer momento existe.

Porém, nem tudo são maravilhas. O maior problema do filme está em seus diálogos, apesar do roteiro merecer elogios por não ser maniqueista. A história é empolgante, mas algumas frases de efeito proferidas pelos personagens são bem desencorajadoras. Parece uma boa aventura de RPG, com um narrador mais entusiasmado do que os jogadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário