segunda-feira, 6 de maio de 2013

Anos Incríveis: Estereótipos de esquerdinhas

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quando entramos em contato com uma história fictícia, seja qual for a mídia usada para contá-la, costumamos associar os traços de caráter e hábitos dos personagens com pessoas que fazem parte de nossas vidas. Esse tipo de identificação será abundante ao ver Anos Incríveis (Télé Gaucho), especialmente para quem conviveu com movimentos estudantis e/ou sindicais.

A produção conta a história de um jovem que vai a Paris nos anos 1990 com o sonho de se tornar um cineasta. Ele se envolve com a equipe de uma televisão revolucionária e seus colegas encaixam-se em tipos encontrados nos meios citados.

Victor (Félix Moati, de Rindo à Toa) sonha fazer filmes relevantes, como a Nouvelle Vague. O rapaz parece achar que ainda está em 1968 e seu espírito contestador não se encaixa na época em que vive.

Clara (Sara Forestier, de Os Nomes do Amor) é a namorada de Victor. Enquanto não descobre o que quer da vida, fica com o pessoal da TV. Suas tentativas de ajudar normalmente terminam em desastre.

Jean Lou (Eric Elmosnino, de A Guerra dos Botões) é o diretor da TV Pirata. Ele acha que os líderes da direita o perseguem. Na verdade, suas atividades não tem qualquer relevância para seus inimigos ideológicos.

Yasmina (Maïwenn, de Políssia) é a namorada de Jean Lou e a mais radical entra a equipe. Ela acha que tudo deve ser motivo de protesto e abomina qualquer tentativa de tornar os programas mais divertidos ou palatáveis.

Étienne (Yannick Choirat, de Ferrugem e Osso) julga toda atitude que ele considera burguesa. Desempregado, mora com os pais em um bairro nobre de Paris.

Esse microcosmo “esquerdinha” é o que Anos Incríveis tem de mais saboroso, mas a história central é fraca. É como se fosse apenas um pretexto para juntar os personagens.

Anos Incríveis (Télé Gaucho)
Direção: Michel Leclerc
Roteiro: Michel Leclerc, Thomas Lilti
Elenco: Félix Moati, Eric Elmosnino, Sara Forestier, Maïwenn, Emmanuelle Béart, Yannick Choirat, Zinedine Soualem, Samir Guesmi
Duração: 108 minutos
País: França, Bélgica

Nota: 7

Anos Incríveis foi visto no Festival Varilux 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário