quarta-feira, 21 de julho de 2010

Predadores



Sinopse: Um grupo terrível de assassinos e soldados é levado para um planeta desconhecido, onde serão caçados pelos Predadores.


Ficha Técnica
Predadores (Pradators)
Direção: Nimród Antal
Roteiro: Alex Litvak, Michael Finch
Elenco: Adrien Brody, Topher Grace, Alice Braga, Walton Goggins, Oleg Taktarov, Laurence Fishburne, Danny Trejo
Duração: 107 minutos
País: EUA


 por Guilherme Kroll

(Spoilerômetro: )

Depois de uma longa ausência no cinema, os Predadores voltaram a cena com terrível participação na série Alien vs Predador. Após duas tentativas frustradas, AvP foi deixado de lado e a 20th Century Fox resolveu investir em um antigo roteiro de Robert Rodriguez, de 1994,  mais fiel ao conceito original do personagem.
 
O próprio Robert Rodriguez foi convocado para atualizar o script e dirigir o longa. Mesmo com outro profissionais envolvidos na versão definitiva, o resultado ficou simplesmente genial, gerando um filme de ação e de terror excelente. 

Após ver o filme, podemos afirmar que Rodriguez era a pessoa perfeita para fazer Predadores (Predators). Seus filmes de ação e terror são na medida para agradar os fãs do gênero, como ele próprio, repletos de cenas de suspense, tiroteios e pouca enrolação. A sensação que fica é que estamos numa montanha russa repleta de quedas e pouquíssimas paradas. Não há nem a subida inicial, pois a primeira cena do filme é a do personagem de Adrien Brody caindo de paraquedas no planeta floresta para o qual os assassinos foram abduzidos para serem caçados pelos Predadores.

Não há preocupação em explicar quem é quem, o que eles fazem, porque estão lá. Só importa que eles estão ali, são durões e precisam escapar com vida. 

Uma das características mais interessantes dos filmes de Rodriguez é que, contrariando um cânone de Hollywood, personagens legais morrem. Nesse caso, são apenas sete ou oito pessoas no filme todo, ou seja, só personagens interessantes e o expectador sabe de antemão que muitos deles vão morrer, afinal é Predadores não Jeans Viajantes

Além disso, Rodriguez acrescenta ideias e cenas que são muito bem exploradas e elaboradas, expandindo o conceito dos predadores e brindando o espectador com lutas sensacionais. 

Para finalizar, há Alice Braga (Ensaio sobre a Cegueira), como a única representante do sexo feminino no longa. E que representante! Confesso que nunca fui muito fã da moça, mas lutando suada contra alienígenas em uma floresta tropical fez o sex appeal dela subir às alturas.


4 comentários:

  1. O filme é legal pra quem não quer pensar e não se importa em assistir o Pianista de mercenário.

    Mas Alice suadinha com aquele rifle me fez ter idéias más com ela.

    ResponderExcluir
  2. vc não gostou de Avp 1?

    q pena...será que agente q critica, assiste mesmo o filme?

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo,

    As pessoas que criticam filmes, quando munidas de ética, assistem aos filmes que comentam. A diferença é que elas assinam os textos.

    Nenhum filme é unânimidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, não gostei de AvP 1. Conseguiram fazer uma tremenda bobagem em um filme que bastava colocar os predadores versus os aliens em lutas. E não fui só eu que não gostou. Robert Rodriguez fez questão de ignorá-lo.

    E sim, assistimos aos filmes para resenhá-los. Entretanto, não é simplesmente pq assistimos que vamos falar bem de porcarias.

    ResponderExcluir