quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Fantástico Sr. Raposo

 por Edu Fernandes

Sinopse: Raposo muda-se com a família para uma nova casa, perto de três fazendas humanas. Ávido por aventura, ele volta à vida de roubos de sua juventude. Os fazendeiros não ficam contentes com o sumiço de sua produção e resolvem sair à caça.


Spoilerômetro:

Ficha Técnica:
O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox)
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, Noah Baumbach
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray, Willem Dafoe, Owen Wilson
Duração: 87 minutos


Personalidade em novo gênero

O que o diretor Wes Anderson (Viagem à Darjeeling) fazia no meio do mato, em um sótão ou no subsolo com alguns atores que já tinham trabalhado com ele anteriormente? O cineasta levou os profissionais para todas essas locações para a gravação das vozes dos personagens de O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox), a primeira animação comandada por ele.

No quesito elenco, o destaque fica para George Clooney (Queime Depois de Ler) como o protagonista. Não dá para imaginar outra pessoa para dar voz a um malandro carismático do que o astro mais malandro carismático da atualidade.

Para quem já acompanha a filmografia de Anderson pode parecer estranho que ele se envolva com uma animação. A boa notícia para os fãs é que o humor estiloso de seus trabalhos passados continua afinado como sempre. Nunca é demais avisar que esse não é um título para levar as crianças para assistir.

O Fantástico Sr. Raposo é mais uma adaptação cinematográfica da obra de Roald Dahl (A Fantástica Fábrica de Chocolate); portanto, o politicamente incorreto se faz presente no roteiro. Para quem conhece a literatura de Dahl vale lembrar que outras fontes influenciaram no enredo, entre elas um curta-metragem russo. Então, alterações podem ser esperadas em relação à obra original, garantindo surpresas a todos.

No quesito animação, esse stop-motion* apresenta muita agilidade nos movimentos dos personagens. Eles pulam, dançam, brigam e correm com muita fluidez.

Por suas qualidades, o filme atrai e agrada a uma plateia numerosa e variada. Fãs de Wes Anderson, fãs de Roald Dahl, fãs de animação e fãs de bons filmes e boa música terão suas expectativas satisfeitas.

* Stop-motion é a técnica de animação de objetos (bonecos de massinha, por exemplo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário