quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Orquestra dos Meninos







Sinopse: Mozart sempre foi um amante da música lírica. Ele decide criar uma orquestra formada por crianças da cidade onde mora, mas a comoção por ele gerada causará a inveja de políticos locais.


Ficha Técnica
Orquestra dos Meninos
Roteiro e Direção: Paulo Thiago
Elenco: Murilo Rosa, Priscila Fantin, Othon Bastos
Duração: 106 minutos


Famigerado
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Assistindo ao trailer de Orquestra dos Meninos é possível se esperar por um filme com fortes emoções. Baseado em uma história real, a luta de Mozart para dar uma oportunidade para os jovens é uma jornada notável. No final do trailer, quem conseguir associar o nome do diretor Paulo Thiago (O Vestido) a suas obras anteriores começará a ficar temeroso.

Pois bem, Paulo reafirma sua fama de estragar todo e qualquer tipo de história. Com uma direção preguiçosa, ele parece apoiar-se demais na história para tentar emocionar. Some o desempenho do cineasta a um roteiro mal-escrito e já se pode ter idéia do teor do longa.

A dramaturgia falha pela falta de foco. Tentando dar conta de todos os aspectos do enredo, o roteiro fica insípido. A sujeita da política brasileira, as desigualdades sociais, a história de amor entre os protagonistas... nada disso é bem explicado. Não é possível precisar, por exemplo, quando Mozart e Creuza começam seu relacionamento amoroso.

Outro deslize gritante é a falta de preocupação de ambientação cronológica. As cenas se passam no decorrer de três décadas e, entre os anos 80 e 90, não há qualquer mudança nas feições dos personagens. As crianças não crescem e Mozart exibe a mesmíssima barba no passar de dez anos!

Elogios são merecidos para a atuação de Murilo Rosa (Desejo Proibido) que expressa muito bem seu comprometimento com o papel. Por outro lado, Priscila Fantin (Sete Pecados) tem uma interpretação regular, mas sua figura – com cabelos meticulosamente desgrenhados, bronzeamento artificial e vestida com figurino “agreste chique” – destoa totalmente do restante da orquestra, composta por não-atores da região.

Por causa do tema, é imprescindível decorrer sobre a música. Esse é o aspecto mais próximo de tocar o coração da platéia. O objetivo só é alcançado se o espectador não se importar de se emocionar com clichês musicais, como "Jesus Alegria dos Homens" e "Trem Caipira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário