quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Musicagen






Sinopse: Documentário que investiga a música e suas vertentes, da criação à distribuição, através do confronto de opiniões de músicos, empresários, acadêmicos, artistas eruditos e populares.


Ficha Técnica
Musicagen
Roteiro e Direção: Edu Felistoque, Nereu Cerdeira
Elenco: Fernando Sardo, André Abujamra, Bira Azevedo
Duração: 76 minutos


Viagens musicais
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Os realizadores de Musicagen não se decidiram se o título do documentário é uma oxítona ou uma paroxítona. A indecisão faz sentido depois que se assiste ao filme. Se for uma oxítona, a ênfase recai no “gen” e uma das questões abordadas é a origem da música, fugindo dos instrumentos tradicionais – no melhor estilo Stump. Por outro lado, se o título for uma paroxítona, Musicagen soa muito mais como uma brincadeira musical – uma forma muito apropriada para resumir a essência desse documentário.

A primeira seqüência é uma associação de notas musicais a cores. Eis a primeira de muitas viagens que o espectador verá. Esse papo artístico permeia toda a duração do filme e é um fator decisivo para sua aceitação. Os músicos e demais artistas não terão problemas na imersão musical, mas quem tiver os pés mais fixos ao solo se sentirá perdido e irritado.

Essas viagens dão espaço para digressões, tanto nos depoimentos quanto na linguagem cinematográfica. A falta de foco pode ser outro elemento que torna Musicagen uma produção emética.

Uma das discussões do filme que mereceria um enfoque maior é o papel social que a musica pode desempenhar. Se houvesse uma maior insistência nessa questão – no exemplo de Favela Rising –, o fita teria um apelo muito mais amplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário