quinta-feira, 10 de julho de 2008

Pequenas Histórias







Sinopse: Uma costureira conta uma série de histórias da tradição popular brasileira.


Ficha Técnica
Pequenas Histórias
Roteiro e Direção:
Helvécio Ratton
Elenco:
Patrícia Pillar, Paulo José, Gero Camilo
Duração:
80 minutos


Valorizando a cultura nacional
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Logo na primeira cena, a narradora vivida por Marieta Severo (A Grande Família) olha diretamente para a câmera e explica a proposta de contar as Pequenas Histórias. Com a quebra da chamada quarta parede – a exemplo do que era feito no programa infantil Rá Tim Bum – a atmosfera teatral é justificada.

Em "E a Água Levou..." é apresentada uma deliciosa mistura de folclore brasileiro com romance. A atuação de Maurício Tizumba lembra os bons tempos de Grande Otelo – com direito à roda de samba – e irá matar as saudades dos fãs das chanchadas da Atlântida.

Logo a seguir, "Procissão das Almas" traz o misticismo católico com efeitos visuais bem realizados. O conto consegue mostrar elementos cômicos para o que poderia ser um suspense angustiante. Assim a leveza do conjunto não é perdida.

A faceta urbana do Brasil é contemplada por "Espírito de Natal". Com espaço para crítica social e mensagem educativa sem ser uma chateação, a magia da festa é muito bem explorada. Prega-se que é possível encontrar a felicidade através de atos simples.

Fechando o ciclo, tem-se a aventura de "Zé Burraldo": um típico conto onde a inocência do protagonista funciona tanto como elemento de carisma, quando como catalisador de situações cômicas. Para levar o segmento, nada menos do que o renomado ator Gero Camilo (5 Frações de uma quase História).

Com episódios curtos, como já anuncia o título, e linguagem simples e direta não há tempo de o público se cansar. O filme agradará um amplo leque de pessoas, de crianças até a terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário