Sinopse: Marina ganha a vida como garçonete e tocando o bandoneón, uma espécie de sanfona muito usada para tocar tango. Ela quer entrar em uma nova orquestra que está sendo formada para voltar a tocar nos bailes, mas seu instrumento está muito desgastado.
Ficha Técnica
O Último Bandoneón (El Último Bandoneón)
Direção: Alejandro Saderman
Roteiro: Graciela Maglie
Elenco: -documentário-
Duração: 90 minutos
Tango e mais tango
por Edu Fernandes(Spoilerômetro: •)
A fronteira entre documentário e ficção é testada por O Último Bandoneón (El Último Bandoneón). A câmera fica na maioria das vezes na mão e pode-se ver microfone e outras câmeras na imagem, mas a estrutura narrativa é ficcional. Apesar de Marina ser mesmo uma tocadora do instrumento, a jornada vivida por ela é claramente inventada para que o espectador vá conhecendo um pouco da história do tango.
O conflito principal é um fato impressionante: os bandeneóns, instrumentos imprescindíveis para que se toque tango, não são mais fabricados. Todos que estão em atividade são verdadeiras relíquias. A conservação dessa cultura tão rica só consegue sobreviver por causa do amor que seus devotos têm pelo tango. A intimidade que os personagens têm com os instrumentos, com a música e a dança está muito bem apresentada pelo documentário.
Os amantes da música e da dança irão se deliciar com várias performances ao vivo de músicos e dançarinos muito competentes. Infelizmente a captação de som não foi zelosa o suficiente e o resultado é cru demais. Um pouco mais de apuro poderia acrescer emoção para as grandes seqüências musicais.
O Último Bandoneón vai a fundo na questão, tratando dos amores que nascem durante uma dança, os turistas que se dirigem à Argentina para ver apresentações, as lojas especializadas em vender calçados para dançar o tango, etc. Nomes como Carlos Gardel recebem sua merecida homenagem e jovens e velhos juntam-se em torno de um amor comum. Um panorama completo de uma bela arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário