quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

As Crônicas de Nánia - A Viagem do Peregrino da Alvorada



Sinopse: Três anos depois da última aventura em Nárnia, Edmundo e Lúcia voltam para o país fantástico. A missão deles nessa jornada é ajudar o Rei Caspian a desvendar o mistério de uma névoa sobre o mar que causa o desaparecimento de muitas pessoas.


Ficha Técnica
As Crônicas de Nánia - A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader)
Direção: Michael Apted
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely, Michael Petroni
Elenco: Georgie Henley, Skandar Keynes, Ben Barnes, Will Poulter, Gary Sweet, Liam Neeson, Simon Pegg
Duração: 115 minutos
País: EUA


Uma franquia em risco
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Os grandes lucros da indústria cinematográfica atual vêm de produções em série que atraem grandes multidões de fãs para as salas de projeção. Nesse formato incluem-se Harry Potter e A Saga Crepúsculo. Outro título que tem todos os ingredientes para estar nessa lista endinheirada são os filmes da franquia As Crônicas de Nárnia, mas a série nunca emplacou com a mesma intensidade dos exemplos acima.

Por essa razão, depois da segunda tentativa, a Disney desistiu de produzir as adaptações dos demais livros de C.S. Lewis. Antes que Aslam e os irmãos Pevensie tivessem o mesmo triste destino de Eragon e A Bússola de Ouro, a Fox entrou na jogada e garantiu a produção de As Crônicas de Nánia - A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader).

A nova produtora, contudo, tratou de tomar as devidas precauções e adotou o raciocínio automático que povoa a mente dos executivos dos grandes estúdios. Se é preciso garantir receitas, lança-se o filme em 3D. Não importa se o resultado final não seja uma fração do que se obtém quando uma produção é pensada para esse tipo de projeção desde o começo. Esse é o caso da nova aventura em Nárnia, por isso é aconselhável prestigiar as sessões em 2D, mais econômicas.

O filme em si mantém o nível de seu antecessor – que é um belo salto do primeiro filme, com batalhas fracas – e tem efeitos especiais de primeira linha. A saga chega ao seu terceiro episódio para mostrar personalidade própria: batalhas, magia, referências bíblicas e emoção gerada pela amizade entre os personagens.

A esperança é que agora os bastidores de Nárnia estejam mais pacíficos e a produção dos demais episódios seja mais tranquila.


Um comentário:

  1. Não consigo gostar dessa franquia, mas devo admitir que os efeitos especiais são ótimos.

    Gostei do seu blog, viu? Parabéns, já tô seguindo.

    ResponderExcluir