quarta-feira, 27 de outubro de 2010

As Múmias do Faraó



Sinopse: No começo do século XX, Adèle é uma escritora de sucesso. Durante a pesquisa para seus livros, ela embarca em expedições a locais exóticos. Dessa vez ela vai ao Egito descobrir os conhecimentos científicos daquela civilização.


Ficha Técnica
As Múmias do Faraó (Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec)
Roteiro e Direção: Luc Besson
Elenco: Louise Bourgoin, Mathieu Amalric, Gilles Lellouche, Jean-Paul Rouve
Duração: 107 minutos
País: França


Pulp à francesa
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O filme As Múmias do Faraó (Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec) é a adaptação cinematográfica de uma das aventuras de Adèle Blanc-Sec, personagem principal de uma série de quadrinhos produzidos na década de 70. Em razão disso, é compreensível que se espere que sequências sejam produzidas, como acontece com Asterix há anos.

O título nacional não colabora para que os possíveis novos filmes fidelizem o público. Nesse assunto os franceses foram mais espertos: o nome original pode ser traduzido como “As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec”. Basta colocar um “2” no final do título e tem-se uma continuação. O filme não deixa ganchos evidentes para uma carreira futura da personagem no cinema, mas o campo está preparado caso haja interesse de novas aventuras.

As histórias de Adèle tem todos os ingredientes do gênero chamado pulp. A história se passa no início do século XX e a protagonista vai a locais exóticos para viver aventuras que envolvem uma dose de misticismo. Se o leitor gosta de ver esse tipo de narrativa, com as franquias Indiana Jones e A Múmia como exemplos recentes, deve dar uma chance de se encantar com as peripécias da escritora francesa.

Adèle é uma mulher forte e determinada, o que cativa a plateia feminina. Já a beleza da atriz Louise Bourgoin (O Pequeno Nicolau) deve ser suficiente para agradar os marmanjos.

A direção de Luc Besson (O Quinto Elemento) garante que as cenas de ação sejam bacanas. O filme reúne então tudo o que o gênero pede: humor, magia e aventura.

2 comentários:

  1. O título nacional que estraga, não foi por falta de falar. Fui no site da distribuidora nacional, a IMAGES FILMES, e eles disseram que as pessoas iram ver o filme por ser do Luc Besson, e não se assossiando a Adele Blanc Sec, que o pessoal daqui mau conhece.
    Adorei o filme.

    ResponderExcluir