sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mostra Tiradentes 2015

O quê? 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Quando? De 23 a 31 de janeiro
Onde? Tiradentes (MG)
Quanto? Atividades gratuitas
Mais informações: site oficial


Homenagem

Entrevista: "Espero ter isso até os 90 anos", afirma Dira Paes sobre sensualidade

Diário

Dia 1: Homenagem a Dira Paes

Dia 2: Noite macabra

Dia 3 e 4: Vítima gastronômica

Dia 5: Luz e sombra

Dia 6: Emoções noturnas


Filmes avaliados

Amazônia, de Thierry Ragobert (83 min., Brasil/França, 2013)

Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (68 min., Brasil, 2014)

Casa Grande, de Fellipe Barbosa (115 min., Brasil, 2014)

Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira (108 min., Brasil, 2014)

Errante: Um Filme de Encontros, de Gustavo Spolidoro (71 min., Brasil, 2015)

As Fábulas Negras, de Rodrigo Aragão, Joel Caetano,
Peter Baiestorf e José Mojica Marins (105 min., Brasil, 2015)

Infância, de Domingos Oliveira (104 min., Brasil, 2014)

Mais do que Eu Possa me Reconhecer, de Allan Ribeiro (72 min., Brasil, 2015)

O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza Zenha (78 min., Brasil, 2014)

Órfãos do Eldorado, de Guilerme Coelho (96 min., Brasil, 2015)

Pingo D'Água, de Tassiano Valério (80 min. Brasil, 2014)

O Segredo dos Diamantes, de Helvecio Ratton (86 min., Brasil, 2014)

Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas (84 min., Brasil, 2014)

Teobaldo Morto, Romeu Exilado, de Rodrigo de Oliveira (118 min., Brasil, 2015)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Top 10: Brasil

Por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Para esta lista, foram considerados os filmes nacionais que estrearam comercialmente nos cinemas em 2014. A divisão entre brasileiros e estrangeiros é apenas para dar mais espaço para nossos filmes.

1. O Lobo Atrás da Porta

Um roteiro bem amarrado (concebido ao longo de anos e não a toque de caixa), atores competentes e uma direção precisa, que aposta em planos alongados sem abandonar o dinamismo que pede o gênero de thriller. Essa é a receita que faz o estreante Fernando Coimbra chegar ao topo em 2014.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

2. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Do curta/viral de 2010 para sua versão em longa-metragem, Daniel Ribeiro mostrou amadurecimento como cineasta. O filme consegue transmitir com ternura suas mensagens e respeita a inteligência de seu espectador.

MAIS:
Nota sobre o filme (SaraivaConteúdo)

3. O Menino e o Mundo

Sem palavras, mas com muito a dizer. É assim que funciona a animação com fortes críticas à sociedade consumista, sem deixar de lado o apuro técnico e uma trilha musical tocante, sem ser piegas.

MAIS
Trailer do filme (BRCine)

4. De Menor

A questão da maioridade penal é polêmica e o longa faz bem ao fornecer argumentos sem cair na armadilha do panfletário. O foco na relação fraternal dos protagonistas ajuda o enredo a se desenrolar e cria simpatia com o público.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

5. Praia do Futuro

Um cinema com mais sensações do que narrativa é uma opção ousada. O filme conta muito da psicologia de seus personagens graças ao entrosamento do elenco. Outro ponto positivo é deixar a orientação sexual do protagonista em segundo plano.

MAIS:
Matéria: Cinema brasileiro com ares gringos (SaraivaConteúdo)

6. Boa Sorte

Mesmo quando exerce sua veia contista, Jorge Furtado escreve cinema. O filme de Carolina Jabor é um ótimo exemplo de produção de médio porte (tanto no apelo quanto nas pretensões artísticas) que tanto faz falta ao cinema nacional. Uma história bem contata dom personagens cativantes é meio caminho andado.

MAIS:
Matéria: “Eu trouxe a morte para o físico”, diz Deborah Secco (SaraivaConteúdo)

7. Dominguinhos

O que não falta na safra recente são documentários musicais. Por isso, para se destacar é preciso personalidade – algo que a produção sobre o sanfoneiro transborda. É preciso destacar que a poesia nas imagens do longa não atrapalha a absorção dos acontecimentos narrados.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

8. A Oeste do Fim do Mundo

A cooperação com nossos vizinho é uma arma valiosa contra a opressão cultural externa. É com essa ferramenta em mãos que Paulo Nascimento faz seu melhor trabalho até o momento. Trata-se de um enredo instigante com alto valor histórico e social.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

9. Em Busca de Iara

A ditadura militar é tema recorrente em nosso cinema, que cumpre a missão de relembrar as barbáries da época, apesar dos saudosistas acefálicos. Esse documentário tem um estrutura protocolar, mas a força dos acontecimentos narrados é suficiente para que se destaque em meio à produção do ano.

MAIS:
Matéria: Dor em família

10. Trinta

Se há apenas um filme com pretensões de blockbuster na lista, não é por preconceito meu. A fornada atual é fraca, com comédias rasas ou cinebiografias que estreiam sabotadas. Isso porque o público sabe que o conteúdo estará na TV aberta em pouco tempo no formato de minissérie. Apesar disso, o filme se apropria do encanto do Carnaval para nos levar para dentro desse mundo glamoroso.

MAIS:
Vídeo: Da avenida para a tela (SaraivaConteúdo)