sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Thor 2: O mundo insosso

 por Guilherme Kroll

Spoilerômetro:  (?)


Hollywood sempre recorreu a conteúdos já prontos e embalados para garantir seus maiores sucessos, fossem livros, seriados televisivos ou mesmo fatos históricos. Desde a década de 1930 as histórias em quadrinhos serviram como inspiração para produções cinematográficas. A princípio, filmes seriados que passavam antes de sessões mais longas e, a partir do Superman, de Richard Donner, de 1978, com blockbusters milionários.

Já anos 2000, as produções de super-heróis passaram a ser os filmes mais aguardados do verão norte-americano, fazendo com que todos os personagens tivessem sua chance de aparecer na telona. Não demorou para a Marvel, uma das maiores editoras de super-heróis, abrir o seu Marvel Studios, com o objetivo de controlar as suas principais franquias no cinema. De olho nesse importante filão, a Disney comprou a Marvel em 2009.

Toda essa introdução serve para dizer que Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World), terceiro filme estrelado pelo deus nórdico tal qual foi imaginado por Stan Lee e Jack Kirby, é um longa que se insere em nesse contexto como um exemplo perfeito de filme de super-herói do verão, com um pé na Marvel e uma mão pesada da Disney.


Na trama, o elfo Malekith (o 9º Doctor Who Christopher Eccleston) cria uma arma para destruir Asgard, mas é derrotado e a arma é banida, até ser encontrada por Jane Foster (Natalie Portman, de Sua Alteza?), o que dispara uma nova guerra em Asgard. Para triunfar sobre as forças do mal, Thor (o favorito das garotas Chris Hemsworth, de Rush) precisa se aliar ao seu irmão maligno Loki (Tom Hiddleston, de Cavalo de Guerra).

O filme é divertido, com passagens engraçadas, outras mais emocionantes. Tem uma boa direção de atores, um roteiro ok, e elementos técnicos beirando a perfeição. A história conta com mortes, risos e beijos, não necessariamente nessa ordem. Há ainda as tradicionais cenas depois dos créditos (duas, na verdade), que fazem pontes para continuações, o próximo filme dos Vingadores e o vindouro Os Guardiões das Galáxias.

Tudo o que se espera de um filme do gênero. Mas, e sempre tem o mas, falta algo a mais para colocá-lo no posto de uma grande obra. Tudo no longa é um pouco macrobiótico, não há sangue, não há sexo, não há nada além de insinuações. Não há um roteiro especialmente elaborado, a sensação que se tem é que saímos do cinema exatamente igual a como entramos, sem ter visto nada de minimamente novo.

Colocando na balança, o filme é competente, divertido, que nos instiga a querer continuar no universo cinematográfico da Marvel, mas não é bom o suficiente para que tenhamos vontade de recomendar para todos os nossos amigos.


Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World)
Direção: Alan Taylor
Roteiro: Christopher L. Yost, Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Christopher Eccleston, Jaimie Alexander, Zachary Levi, Ray Stevenson, Tadanobu Asano, Idris Elba, Rene Russo, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Kat Dennings, Stellan Skarsgård
Duração: 120 minutos
País: EUA