sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Os Amantes Passageiros

Um avião passa por problemas técnicos em pleno voo. Os comissários precisam controlar os ânimos dos passageiros enquanto se pensa em uma solução.

Depois de muito tempo, Pedro Almodóvar (A Pele que Habito) volta às comédias e consegue arrancar boas risadas. Há, de quebra, um subtexto inteligente, com crítica à crise econômica europeia e às hipocrisias da sociedade.

Os Amantes Passageiros (Los amantes pasajeros)
Roteiro e Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Javier Cámara, Carlos Areces, Raúl Arévalo, Antonio de la Torre, Hugo Silva
Duração: 90 minutos
País: Espanha

Nota: 7


Guerra Mundial Z

Uma pandemia zumbi obriga um ex-funcionário da ONU (Brad Pitt, de O Homem da Máfia) a voltar ao trabalho. Ele então parte para uma viagem em busca da chave para derrotar os mortos-vivos.

O espectador não pode ir ao cinema na esperança de ver a tensão ou o banho de sangue de outros filmes de zumbi. Apesar de alguns tropeços do roteiro, a produção termina com saldo positivo.

MAIS:
Perfil: Um diretor entre o drama e a ação (SaraivaConteúdo)

Guerra Mundial Z (World War Z)
Direção: Marc Forster
Roteiro: Matthew Michael Carnahan, Drew Goddard, Damon Lindelof
Elenco: Brad Pitt, Mireille Enos, Daniella Kertesz, James Badge Dale, Ludi Boeken
Duração: 116 minutos
País: EUA, Malta

Nota: 6


Todo Mundo em Pânico 5

Um casal começa a entrar em contato com eventos paranormais depois que adotam três crianças. Eles instalam câmeras de segurança para registrar os estranhos acontecimentos.

A graça da franquia de paródias cinematográficas ficou no passado. É difícil rir das piadas do filme e não há qualquer rigor de linguagem.

Todo Mundo em Pânico 5 (Scary MoVie)
Direção: Malcolm D. Lee
Roteiro: David Zucker, Pat Proft
Elenco: Ashley Tisdale, Simon Rex, Erica Ash, Katt Williams, Terry Crews
Duração: 86 minutos
País: EUA

Nota: 3

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Adeus, Minha Rainha

Nos primeiros dias da Revolução Francesa, os moradores de Versalhes não sabem o que fazer. Uma dessas pessoas é Agathe (Léa Seydoux, de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma), que trabalha como leitora para a rainha Maria Antonieta (Diane Kruger, de A Hospedeira).

Há muita tensão psicológica, o que é positivo quando se conta uma história cujo desfecho é conhecido de todos. O vício verborrágico francês causa um pouco de cansaço, mas as cenas rodadas in loco dão autenticidade.

MAIS:
Visão Estrangeira: Benoît Jacquot (BRCine)

Adeus, Minha Rainha (Les adieux à la reine)
Direção: Benoît Jacquot
Roteiro: Benoît Jacquot, Gilles Taurand
Elenco: Léa Seydoux, Diane Kruger, Virginie Ledoyen, Noémie Lvovsky, Xavier Beauvois, Michel Robin
Duração: 100 minutos
País: França, Espanha

Nota: 6

Adeus, Minha Rainha foi visto no Festival Varilux 2013.
O filme estreou no Rio de Janeiro em 14 de junho.


Chamada a Cobrar

Dalva (Cida Almeida, de Dona Anja) é uma aposentada que recebe uma ligação telefônica para avisá-la do suposto sequestro de sua filha. Desesperada, ela segue as instruções do criminoso.

A premissa é muito difícil de se segurar por mais de uma hora. Não há flashbacks ou outros recursos para ganhar tempo. No final, o filme se perde entre gêneros e propostas.

Chamada a Cobrar
Roteiro e Direção: Anna Muylart
Elenco: Cida Almeida , Maria Manoela, Lourenço Mutarelli, Pierre Santos, Tatiana Thomé
Duração: 72 minutos
País: Brasil

Nota: 3

Chamada a Cobrar foi visto no Festival do Rio 2012.

O Lugar onde Tudo Termina

Luke recorre ao crime para conseguir dinheiro para sustentar o filho recém-nascido e tentar reconquistar Romina.

MAIS:
Crítica cômica: 3 em 1 – por Moura


Universidade Monstros

Mike e Sully vão à faculdade para se tornarem assustadores profissionais. O que um dia será uma sólida amizade, começa como uma rivalidade.

A Pixar esqueceu-se (ou faz questão de não lembrar) de emocionar em seus filmes. No começo, o foco era o roteiro. Agora, a prioridade é encher a tela com personagens que possam se transformar em rentáveis brinquedos.

MAIS:
Matéria: Personagens revisitados: as sequências da Pixar (SaraivaConteúdo)

Universidade Monstros (Monsters University)
Direção: Dan Scanlon
Roteiro: Robert L. Baird, Daniel Gerson, Dan Scanlon
Elenco: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Peter Sohn, Joel Murray, Sean Hayes, Dave Foley, Charlie Day, Alfred Molina
Duração: 110 minutos
País: EUA

Nota: 5

O Lugar onde Tudo Termina: 3 em 1

 por Moura

Spoilerômetro:  (?)


Já usei o tal spoilerômetro (repita esse nome pros seus amigos!) amarelo porque se você quiser saber mesmo mais sobre O Lugar onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines), vai descobrir que de veras o filme conta três histórias. Elas tão tudo ligada, mas são três paradas.

A gente começa com Luke (Ryan Gosling, de Caça aos Gângsteres), um cara que faz aquele show de globo da morte que eu nunca vi muita graça. Em cada cidade que o circo para, o Luke dá um cutucada numa mina local. Só que nessas ele embuchou a Romina (Eva Mendes, de Holy Motors), aí ele decide ficar por lá mesmo.

O problema é que a garçonete já arrumou outro macho pra cuidar do pimpolho do Luke. O cara relembra os tempos de Drive e arruma um trampo numa oficina. Nas horas vagas, rouba uns bancos e dá o dindin pra Romina.

Numa dessas fitas o Luke é pego pela polícia e leva uns pipocos. Aí ele morre. Isso mesmo, o mano bate com as doze no meio do filme. Aí a gente segue pra segunda história.


O poliça que aplicou o golpe de tiritsu no Luke é o Avery (Bradley Cooper, de Se Beber, não Case III). Ele é o raro caso de enfardado honesto, mas seus colegas não são assim. A segunda parte de O Lugar onde Tudo Termina vai pelo lado podre de quem devia estar do lado da lei.

Quinze anos depois começa a terceira parte do filme. Agora Avery é um promotor em eleição, um trampo que não deve ser estressante, porque o Avery continua bonitão. Nem um cabelinho grisalho Gressin 2000 o pessoal da produção não foi capaz de arrumar.

O personagem principal desse finalzinho é o AJ (Emory Cohen, de Nova York, Eu Te Amo), filhão do Avery. O muleque deve ter passado a infância jogando bolinha de gude no carpete e cresceu todo revolts da vida. Ele troca de escola para ir morar com o paizão e faz amizade com Jason (Dane DeHaan, de Os Infratores), que numa virada de roteiro de novela mexicana, é o filho do Luke lá do começo do nosso conversê.


Logo no primeiro dia, o AJ encomenda com o Jason umas dorguinhas pra diversão do pessû. Claro, teu pai é um homem da lei em campanha e tu vai atrás do primeiro cara que conhece pra ser seu dealer. Prêmio Nobel pro AJ! É ovbio que dá me^%@!

No final, O Lugar onde Tudo Termina passa uma mensagem meio triste, de que tem uns troços na vida que não dá pra fugir. Pra isso, eles podiam ter dado um gás pro filme não ficar com mais de duas horas de duração, mas tudo bem. Dá pra pensar que a gente tem que aproveitar o que dá pra aproveitar e aceitar o que não dá pra mudar.


O Lugar onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines)
Direção: Derek Cianfrance
Roteiro: Derek Cianfrance, Ben Coccio, Darius Marder
Elenco: Ryan Gosling, Eva Mendes, Bradley Cooper, Emory Cohen, Dane DeHaan, Rose Byrne, Ray Liotta
Duração: 140 minutos
País: EUA

Nota: 7

sábado, 8 de junho de 2013

Olhar de Cinema 2013

O quê? Festival Internacional de Curitiba
Quando? de 6 a 14 de junho
Onde? Curitiba (PR)
Mais informações: site oficial

Balanço: A receita de um festival


Filmes avaliados*

Alteridade, de João Menna Barreto (7 min., Brasil, 2012)

Boa Sorte, Meu Amor, de Daniel Aragão (95 min., Brasil, 2012)

Bom Dia, de Danilo Daher (16 min., Brasil, 2012)

Califa 33, de Yanko Del Pino (25 min., Brasil, 2013)

O Castelo, de Rodrigo Grota (15 min., Brasil, 2013)

Charizard, de Leonardo Mouramateus (14 min., Brasil, 2012)

O Duplo, de Juliana Rojas (25 min., Brasil, 2012)

Esse Amor que Nos Consome, de Allan Ribeiro (80 min., Brasil, 2012)

A Floresta de Jonathas, de Sérgio Andrade (98 min., Brasil, 2012)

Kátia, de Karla Holanda (74 min., Brasil, 2012)

Laje do Céu, de Leonardo França (15 min., Brasil, 2012)

Matéria de Composição, de Pedro Aspahan (82 min., Brasil, 2013)

Morte de um Igual, de Arthur Tuoto (13 min., Brasil, 2013)

Vitória, de Eduardo Colgan (14 min., Brasil, 2012)

Viva Viva, de Carolina Pfister (100 min, Brasil/EUA, 2012)

* Textos publicados nos sites BRCine e SaraivaConteúdo.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Além do Arco-Íris

Laura (Agathe Bonitzer, de De Volta para Casa) sonha com o Príncipe Encantado, apesar de ser uma moça moderna. Ela conhece Sandro (Arthur Dupont, de Os Sabores do Palácio) em uma festa e sente que uma história de amor está para começar.

O filme se inspira em elementos de contos de fadas. Por isso, traz imagens que parecem tiradas de livros de fantasia, apesar de o cenário ser a Paris de hoje. O problema é que se dedica demais nessa proposta de gênero e se esquece de contar uma boa história.

LEIA MAIS:
Visão Estrangeira: Agnès Jaoui (BRCine)
Entrevista com diretora (SaraviaConteúdo) – em breve

Além do Arco-Íris (Au bout du conte)
Direção: Agnès Jaoui
Roteiro: Jean-Pierre Bacri, Agnès Jaoui
Elenco: Agathe Bonitzer, Agnès Jaoui, Arthur Dupont, Jean-Pierre Bacri, Benjamin Biolay
Duração: 112 minutos
País: França

Nota: 4


Depois da Terra

Cypher (Will Smith, de MIB³ - Homens de Preto 3) e Kitai (Jaden Smith, de Karate Kid) são os únicos sobreviventes do acidente com uma nave espacial. Eles caem na Terra, um planeta que não suporta mais a vida humana.

Uma história saída da cabeça de Will Smith e dirigida por Shyamalan (O Último Mestre do Ar) parece uma receita indigesta. O positivo é que o filme consegue ser melhor do que se espera, mas não quer dizer que possa ser considerado bom.

Depois da Terra (After Earth)
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: Gary Whitta, M. Night Shyamalan
Elenco: Jaden Smith, Will Smith, Sophie Okonedo, Zoë Kravitz
Duração: 100 minutos
País: EUA

Nota: 4


O Grande Gatsby

Gatsby (Leonardo DiCaprio, de J. Edgar) é um rico e misterioso homem da Nova York dos anos 1920 que sedia grandes festas em sua mansão. Ele é apaixonado por Daisy (Carey Mulligan, de Shame), uma mulher casada.

Quando falei de Django Livre, disse que o resultado não fugia do esperado. O mesmo vale para esse filme. Pegue todas as fórmulas e maneirismos do diretor Baz Luhrmann (Austrália) e junte com a história escrita por F. Scott Fitzgerald. O que se imaginar dessa união estará próximo do que foi impresso na tela – para o bem, ou para o mal.

LEIA MAIS:
Matéria: Quando Luhrmann encontra Fitzgerald (SaraivaConteúdo)

O Grande Gatsby (The Great Gatsby)
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann, Craig Pearce
Elenco: Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Joel Edgerton, Tobey Maguire, Isla Fisher, Elizabeth Debicki
Duração: 142 minutos
País: Austrália, EUA

Nota: 5


As Hiper Mulheres

Um ritual feminino indígena parece estar com os dias contados, pois a única mulher que conhece todas as cantorias está debilitada. Mesmo assim, a tribo se prepara para a celebração.

O andamento lento e quase ritualístico do filme está alinhado ao modo de vida dos índios. Soma-se isso ao registro antropológico realizado, e se tem uma obra audiovisual imperativa.

As Hiper Mulheres (Itao Kuegü)
Roteiro e Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
Elenco: Kanu Kuikuro, Aula Kuikuro
Duração: 80 minutos
País: Brasil

Nota: 8

As Hiper Mulheres foi visto no Olhar de Cinema 2012 (Curitiba).


Odeio o Dia dos Namorados

Débora (Heloísa Perisse, de O Diário de Tati) é uma publicitária bem-sucedida que não acredita no amor. Um compromisso profissional a obriga a reencontrar Heitor (Daniel Boaventura, de Dercy de Verdade). A partir daí, ela terá a chance de reavaliar seu estilo de vida.

A nova comédia de Roberto Santucci (De Pernas pro Ar 2) seque a mesma linha de seus trabalhos anteriores. Assim, o mesmo público que prestigia seus filmes se divertirá com o humor inocente oferecido.

LEIA MAIS:
Entrevista: Os Reis da Comédia: Roberto Santucci (Saraiva Conteúdo)

Odeio o Dia dos Namorados
Direção: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino, Marcelo Saback
Elenco: Heloisa Périssé, Daniel Boaventura, Marcelo Saback, André Mattos, Danielle Winits, Fernando Caruso, Daniele Valente
Duração: 92 minutos
País: Brasil

Nota: 6

Réquiem para Laura Martin

Maestro entra em crise depois que sua amante e assistente fica doente. Ele não consegue mais compor e não acha sentido para sua vida.

LEIA MAIS:
Crítica do filme (BRCine)