sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

3 Mundos

Um acidente automobilístico aproxima a vida de três pessoas muito diferentes. Al tem uma carreira promissora, Vera é imigrantes ilegal e Juliette serve de intermediária.

MAIS:
Crítica: Inescapável


Faroeste Caboclo

João (Fabrício Boliveira, de Tropa de Elite 2) sai do sertão para Brasília para pedir ajuda a seu primo Pablo (César Troncoso, de Infância Clandestina). De assistente de carpinteiro, ele acaba no tráfico de drogas.

O filme altera alguns acontecimentos dos versos de Renato Russo para que a narrativa fique mais cinematográfica. O roteiro levanta questões sociais relevantes, como racismo, corrupção e tráfico.

MAIS:
Vídeo: Não tinha medo esse tal João de Santo Cristo (SaraivaConteúdo) – em breve

Faroeste Caboclo
Direção: René Sampaio
Roteiro: Victor Atherino, Marcos Bernstein, José Carvalho
Elenco: Fabrício Boliveira, Isis Valverde, Felipe Abib, Antonio Calloni, Marcos Paulo, César Troncoso
Duração: 105 minutos
País: Brasil

Nota: 8


A Fuga do Planeta Terra

Scorch é um herói em seu planeta e vai à Terra para atender um pedido de socorro. Quando ele é capturado, seu irmão parte para resgatá-lo.

A animação coloca os humanos na posição de vilões, o que lembra um pouco Planeta 51 (2009). O humor é inocente o suficiente para agradar as crianças sem ofender os adultos.

A Fuga do Planeta Terra (Escape from Planet Earth)
Direção: Cal Brunker
Roteiro: Bob Barlen, Cal Brunker
Elenco: Brendan Fraser, Rob Corddry, Ricky Gervais, Jonathan Morgan Heit, Jessica Alba, Sofía Vergara , Paul Scheer, Jason Simpson, Sarah Jessica Parker
Duração: 89 minutos
País: EUA, Canadá

Nota: 5


Kátia

A rotina da primeira travesti eleita para cargo público no Brasil é o tema do documentário. A política em pequenas cidades é apresentada para o público que a desconhece.

Toa a complexidade do personagem é explorada pelas cenas. Se isso dá uma impressão de um panorama mais completo, por outro lado não há profundidade em questões com potenciais de serem melhor discutidas.

MAIS:
Entrevista: Documentários pessoais (SaraivaConteúdo)

Kátia
Roteiro e Direção: Karla Holanda
Elenco: Kátia Tapety
Duração: 74 minutos
País: Brasil

Nota: 6

Kátia foi visto na Mostra de São Paulo 2012.

Se Beber, não Case 3

Doug é sequestrado e o bando de lobos fica responsável pelo resgate. Para isso, terão de ajudar Sr. Chow com algumas barras de ouro.

MAIS:
Texto: Premonição (por Moura)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Se Beber, não Case 3: Premonição

 por Moura

Spoilerômetro:  (?)


Se existe um troço que a gente aprende com a História é que a gente nunca aprende com a História. Depois de uns nomes-fiascos como Meu Primeiro Amor – Parte II, o lógico é pensar que o pessu da adaptação vai ser mais cuidadoso, mas aí chega Se Beber, não Case! Parte III (The Hangover Part III) e a gente percebe que a cabçudice dessa galera não conhece limites.

Pois bem, em 2009 era lançado Se Beber, não Case! e eu já cantei a bola: “Olha, galere. Daqui uns anos os caras fazem uma sequência sem casamento e o título não presta mais.” Na tradução ao pé da letra o filme tinha que chamar “A Ressaca”, o que dá margem pra sequências com muito uso de drogas, mas não necessariamente com casamentos. (Até rolou uns chupins que lançaram um filme gringo chamado A Ressaca na mesma época, mas isso é assunto pra outro dia.)

Na Argentina, o filme foi batizado como “O que Aconteceu Ontem?”. Eu pensei ser uma boa ideia de adaptação.

Em 2011 chegou Se Beber, não Case! Parte II e de bate-pronto já bisoiei a sinopse. “Legal, ainda rola casamento. Então o título brasuca não afundou (ainda).” Aliás, a sequência é tão parecida com o primeiro que até parecem gêmeos univitelinos (aula de Biologia, bebê!).

Pois o dia que eu temia chegou com o lançamento de Se Beber, não Case! Parte III. A história não tem casamento e eu me senti a própria mãe Dinah (no bom sentido, se tu conseguir imaginar um). Fui ver o filme como o dono da verdade. Aí notei que eu não tava tão certo assim...


O novo episódio não tem casamento, mas também não tem ressaca. Os caras precisam recuperar o sumidão do Doug porque o azarado foi sequestrado. Conclusão: o título foi pras cucuias pros tupiniquins e pros yankees. Boa notícia: pros hermanos o nome do filme também não funfa. Chupa!

Outra boa noticia (ma-ro-meno): as piadas são melhores que do segundo filme, mas não tem mais a originalidade do primerão...


Se Beber, não Case! Parte III (The Hangover Part III)
Direção: Todd Phillips
Roteiro: Todd Phillips, Craig Mazin
Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Ken Jeong, John Goodman
Duração: 100 minutos
País: EUA

Nota: 7

quarta-feira, 29 de maio de 2013

3 Mundos: Inescapável

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A teoria do caos exemplifica que o bater de asas de uma borboleta pode causar um tsunami do outro lado do planeta. Essa sensação de reação em cadeia permeia os personagens de 3 Mundos (Trois mondes).

Os três universos sociais distintos aos quais o título do filme se remete são unidos por um acidente automobilístico. Em uma noite, um grupo de amigos guia um carro em alta velocidade e atropela um homem. Antes de saber o estado do acidentado, eles fogem sem prestar socorro.

O motorista: Al (Raphaël Personnaz, de Anna Karenina) está prestes a se casar com a filha de seu patrão. De origem humilde, teme que se o acidente puder ser ligado a ele, perderá tudo o que conquistou.

Por mais que tente, não consegue escapar de seu passado ou controlar eu futuro. Ele tenta não envolver seu amigos de longa data na confusão e também deixa sua mãe isolada de sua vida presente, bem diferente da simplicidade a qual ela está habituada.

A vítima: Adrian (Rasha Bukvic, de Bem Amadas) trabalha em uma construção. Por ser um imigrante ilegal, sua família não pode pedir auxílio previdenciário enquanto ele está em coma.

Sua esposa (Arta Dobroshi, de O Silêncio de Lorna) passa por dificuldade com sua ausência e não pode largar o trabalho. Ela está interessada em encontrar o responsável por deixar seu marido nessa condição.

A testemunha: Juliette (Clotilde Hesme, de Mistérios de Lisboa) vê o acidente da janela de seu apartamento. Ela acaba se tornando intermediária entre os outros dois mundos e se vê presa nessa situação.

Ela representa o cidadão francês médio, que não consegue pensar em assuntos como imigração ilegal de forma humana até se encontrar pessoalmente envolvido com o tema.

No filme, o que se percebe é que essas separações sociais tendem a ser negativas para todos. Prova de um roteiro bem construído que nos oferece muito o que refletir.


3 Mundos (Trois mondes)
Direção: Catherine Corsini
Roteiro: Catherine Corsini, Benoit Graffin
Elenco: Raphaël Personnaz, Clotilde Hesme, Arta Dobroshi, Reda Kateb, Alban Aumard, Adèle Haenel, Jean-Pierre Malo, Laurent Capelluto, Rasha Bukvic
Duração: 101 minutos
País: França

Nota: 7

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Bonitinha, mas Ordinária

Maria Cecília é estuprada em um baile funk. Sua família rica decide que a moça irá se casar com Edgard, um homem pobre. Ele está indeciso em aceitar a proposta, já que é apaixonado por sua vizinha.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)


Sem Proteção

Depois de décadas no anonimato, Jim (Robert Redford, de Leões e Cordeiros) voltará a fugir de seu passado, depois que uma companheira de guerrilha (Susan Sarandon, de O Acordo) se entrega à polícia. O FBI e um jornalista (Shia LaBeouf, de Os Infratores) estão em seu encalço.

Em muitos momentos será inevitável não se lembrar de O Fugitivo (1993), pelo mote e pelo ritmo. O filme aproveita para questionar a mobilização política da juventude contemporânea.

MAIS:
Entrevista: “Um filme como esse é necessário”, diz Terrence Howard (Saraiva Conteúdo)

Sem Proteção (The Company You Keep)
Direção: Robert Redford
Roteiro: Lem Dobbs
Elenco: Robert Redford, Shia LaBeouf, Julie Christie, Susan Sarandon, Nick Nolte, Chris Cooper, Terrence Howard, Stanley Tucci, Richard Jenkins, Anna Kendrick, Brendan Gleeson, Brit Marling, Sam Elliott
Duração: 121 minutos
País: EUA

Nota: 7

Sem Proteção foi visto no Festival do Rio 2012.

Walachai

A 100 km de Porto Alegre, há alguns vilarejos cujos habitantes falam um dialeto derivado do alemão. A rotina local é muito diferente da vivenciada na cidade grande.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

2 mais 2

Um casal descobre que amigos praticam swing e a curiosidade é despertada. A novidade na vida sexual traz suas consequências.

MAIS:
Crítica: Na trave


O Massacre da Serra Elétrica

Leatherface (Dan Yeager) volta a atacar anos depois da chacina de Newt por causa da volta de Heather (Alexandra Daddario, de Passe Livre) à cidade.

Para aproveitar o filme, o espectador precisará fazer algumas concessões ao roteiro. A fórmula de filme de serial killer é seguida à risca, mas os efeitos 3D são totalmente desnecessários.

MAIS:
Coluna: Maio assustador (SaraivaConteúdo)

O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua (Texas Chainsaw 3D)
Direção: John Luessenhop
Roteiro: Adam Marcus, Debra Sullivan, Kirsten Elms
Elenco: Alexandra Daddario, Dan Yeager, Tremaine 'Trey Songz' Neverson, Scott Eastwood, Tania Raymonde, Shaun Sipos, Keram Malicki-Sánchez, Thom Barry, Paul Era
Duração: 92 minutos
País: EUA

Nota: 6


Reino Escondido

A adolescente MC entra em contato com criaturas minúsculas que mantêm o equilíbrio da natureza. A escolha da nova Rainha da floresta é a oportunidade perfeita para o vilão Bufo atacar.

Quem for mais versado no tem se lembrará de diversas outras produções ao conferir essa animação, como Arthur e os Minimoys (2006). As referências são numerosas e o resultado é satisfatório, sem sair muito do feijão com arroz.

Reino Escondido (Epic)
Direção: Chris Wedge
Roteiro: Tom J. Astle, Matt Ember, James V. Hart, William Joyce, Daniel Shere
Elenco: Jason Sudeikis, Steven Tyler, Amanda Seyfried, Pitbull, Beyoncé Knowles, Josh Hutcherson, Judah Friedlander, Colin Farrell, Aziz Ansari, Blake Anderson, Christoph Waltz, Chris O'Dowd
Duração: 102 minutos
País: EUA

Nota: 7

Terapia de Risco

Dr. Banks trata Emily por causa de suas tendências suicidas. Ela comete um crime e se inicia um debate sobre a porção de responsabilidade cabida a cada um dos envolvidos.

MAIS:
Texto comparativo com Em Transe: Os segredos da mente

terça-feira, 14 de maio de 2013

2 mais 2: Na trave

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Uma das principais críticas que se faz às comédias nacionais contemporâneas (também chamadas de globochanchada) é o fato de muitas delas usarem o sexo apenas como fonte cômica rasa, e não como tema a ser debatido. O cinema argentino traz uma produção que pode ser considerada um passo adiante nesse tópico. 2 mais 2 (Dos más dos) fala de swing sem se esquecer de incluir cenas de sexo.

Diego (Adrián Suar, de Um Namorado para Minha Esposa) e Emilia (Julieta Díaz, de O Sinal) vivem um casamento típico, que é abalado pela descoberta que os amigos Betina (Carla Peterson, de Medianeiras) e Richard (Juan Minujín, de O Abraço Partido) são praticantes de swing. Emilia fica interessada na aventura, mas Diego é mais temerário.

A escalação do elenco é algo a ser elogiado. Todos os atores dão conta de seus momentos engraçados, como pede uma comédia; e todos são figuras atraentes, como pedem as cenas de sexo.


Outro ponto positivo são os paralelismos nas profissões do casal de protagonistas. Diego demonstra uma personalidade dominadora perante sua empresa, da mesma forma como não admite a ideia de compartilhar a esposa. Emilia é a moça do tempo em um canal de notícias. Suas previsões são encaixadas no filme como uma ferramenta divertida para mostrar a temperatura de seu casamento.

Infelizmente, 2 mais 2 não mantém o fôlego de seu começo. As cenas sensuais estão lá, mas há um constrangimento mal disfarçado. No entanto, o pior de tudo é o moralismo que o roteiro adota em seu terço final. Uma questão delicada merece um debate mais aberto do que o oferecido por nossos hermanos nesse caso.


2 mais 2 (Dos más dos)
Direção: Diego Kaplan
Roteiro: Daniel Cúparo, Juan Vera
Elenco: Adrián Suar, Carla Peterson, Julieta Díaz, Juan Minujín, Alfredo Casero, Tomás Wicz
Duração: 103 minutos
País: Argentina

Nota: 6

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Festival Varilux 2013

O que? Festival Varilux de Cinema Francês
Quando? de 1 a 16 de maio
Onde? 45 cidades
Mais informações: site oficial

Filmes avaliados

Anos Incríveis (Télé Gaucho), de Michel Leclerc(108 min., França/Bélgica, 2012)

Camille Claudel, 1915*, de Bruno Dumont (95 min., França, 2013)

Pedalando com Molière* (Alceste à bicyclette), de Philippe Le Guay (104 min., França, 2013)

* Textos publicados no site SaraivaConteúdo.

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Amor Profundo

Hester (Rachel Weisz, de Oz: Mágico e Poderoso) se apaixona por Freddie (Tom Hiddleston, de Os Vingadores), na Londres de 1950. Seu marido (Simon Russell Beale, de Sete Dias com Marilyn) descobre o adultério, mas se nega a conceder divórcio. Ela vai morar com o amante e descobre que a aventura amorosa não combina com o dia a dia.

O filme começa com uma tentativa de suicídio da protagonista para ditar o tom, acompanhado pela expressiva trilha musical de Samuel Barber. Esse ar depressivo acompanha todo o desenrolar do enredo, que não fica apelativo por causa da típica contenção sentimental dos britânicos.

MAIS:
Perfil: Paciente e elegante: a ascensão tardia de Tom Hiddleston (SaraivaConteúdo)

Amor Profundo (The Deep Blue Sea)
Direção e Roteiro: Terence Davies
Elenco: Rachel Weisz, Simon Russell Beale, Tom Hiddleston, Harry Hadden-Paton, Ann Mitchell, Jolyon Coy, Karl Johnson
Duração: 98 minutos
País: EUA, Reino Unido

Nota: 7

Cores

Três amigos de classe média não encontram perspectivas para suas vidas vazias. Eles se aproximam dos 30 anos de idade sem objetivos claros para o futuro.

MAIS:
Crítica do filme (BRCine)


Uma Ladra sem Limites

Sandy (Jason Bateman, de Relação Explosiva) tem sua identidade roubada por Diana (Melissa McCarthy, de Missão Madrinha de Casamento), uma mulher que sofre de consumismo compulsivo, temperado com muitas mentiras. Cabe a ele levar a golpista para confessar seus delitos.

O filme segue uma fórmula bem parecida com a de Um Parto de Viagem, mas com um pouco menos de graça. Há um bom investimento em humor físico, que poderia dar mais certo com momentos de improviso.

Uma Ladra sem Limites (Identity Thief)
Direção: Seth Gordon
Roteiro: Craig Mazin
Elenco: Jason Bateman, Melissa McCarthy, Jon Favreau, Amanda Peet, Genesis Rodriguez, Morris Chestnut, John Cho, Robert Patrick
Duração: 111 minutos
País: EUA

Nota: 5


O Último Exorcismo – Parte 2

Depois dos acontecimentos do filme anterior, Nell (Ashley Bell, de E Se o Amor Acontece) sofre de amnésia e vai morar em um abrigo para jovens. No entanto, o demônio que a assombrava está de volta.

Logo no início se vê uma justificativa visual para o abandono do gênero found footage para um suspense mais convencional. A tensão está lá, mas há um comedimento gráfico inexplicável. Não se espera que um filme desse tipo tenha medo de chocar visualmente seu público.

O Último Exorcismo – Parte 2 (The Last Exorcism Part II)
Diretor: Ed Gass-Donnelly
Roteiro: Damien Chazelle, Ed Gass-Donnelly
Elenco: Ashley Bell, Julia Garner, Spencer Treat Clark, David Jensen, Tarra Riggs, Louis Herthum, Muse Watson
Duração: 88 minutos
País: EUA

Nota: 5

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Anos Incríveis: Estereótipos de esquerdinhas

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quando entramos em contato com uma história fictícia, seja qual for a mídia usada para contá-la, costumamos associar os traços de caráter e hábitos dos personagens com pessoas que fazem parte de nossas vidas. Esse tipo de identificação será abundante ao ver Anos Incríveis (Télé Gaucho), especialmente para quem conviveu com movimentos estudantis e/ou sindicais.

A produção conta a história de um jovem que vai a Paris nos anos 1990 com o sonho de se tornar um cineasta. Ele se envolve com a equipe de uma televisão revolucionária e seus colegas encaixam-se em tipos encontrados nos meios citados.

Victor (Félix Moati, de Rindo à Toa) sonha fazer filmes relevantes, como a Nouvelle Vague. O rapaz parece achar que ainda está em 1968 e seu espírito contestador não se encaixa na época em que vive.

Clara (Sara Forestier, de Os Nomes do Amor) é a namorada de Victor. Enquanto não descobre o que quer da vida, fica com o pessoal da TV. Suas tentativas de ajudar normalmente terminam em desastre.

Jean Lou (Eric Elmosnino, de A Guerra dos Botões) é o diretor da TV Pirata. Ele acha que os líderes da direita o perseguem. Na verdade, suas atividades não tem qualquer relevância para seus inimigos ideológicos.

Yasmina (Maïwenn, de Políssia) é a namorada de Jean Lou e a mais radical entra a equipe. Ela acha que tudo deve ser motivo de protesto e abomina qualquer tentativa de tornar os programas mais divertidos ou palatáveis.

Étienne (Yannick Choirat, de Ferrugem e Osso) julga toda atitude que ele considera burguesa. Desempregado, mora com os pais em um bairro nobre de Paris.

Esse microcosmo “esquerdinha” é o que Anos Incríveis tem de mais saboroso, mas a história central é fraca. É como se fosse apenas um pretexto para juntar os personagens.

Anos Incríveis (Télé Gaucho)
Direção: Michel Leclerc
Roteiro: Michel Leclerc, Thomas Lilti
Elenco: Félix Moati, Eric Elmosnino, Sara Forestier, Maïwenn, Emmanuelle Béart, Yannick Choirat, Zinedine Soualem, Samir Guesmi
Duração: 108 minutos
País: França, Bélgica

Nota: 7

Anos Incríveis foi visto no Festival Varilux 2013.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Doméstica

Gabriel Mascaro convoca jovens de todo o Brasil para gravarem a rotina de suas empregadas. Ele une os episódios e forma um documentário.

MAIS:
Crítica: Documentário socrático

Em Transe

Simon recorre a uma psicóloga para se lembrar onde escondeu uma pintura roubada. A hipnose mostra os traumas de sua mente.

MAIS:
Texto comparativo: Os segredos da mente


Paulo Moura

O compositor, maestro e multi-instrumentista morreu pouco antes do começo da produção do documentário. Mesmo assim, os realizadores tiveram acesso a imagens raras e documentos pessoais.

Há uma bela homenagem ao virtuosismo do músico, mas falta um pouco de apuro técnico. As fotos poderiam ser escaneadas e passar por algum grafismo, por exemplo. É mais um claro caso de confiança exagerada no tema que dá espaço para preguiça formal.

MAIS:
Texto: É Tudo Verdade volta a abrir com documentário musical (SaraivaConteúdo)

Paulo Moura – Alma Brasileira
Roteiro e Direção: Eduardo Escorel
Elenco: Paulo Moura
Duração: 86 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Paulo Moura – Alma Brasileira foi visto no É Tudo Verdade 2013


O Sonho de Wadjda

Wadjda (Waad Mohammed) deseja ter uma bicicleta para apostar corrida com seu amigo (Abdullrahman Al Gohani), mas o brinquedo é reservado apenas para os meninos na Arábia Saudita. Enquanto isso, sua mãe (Reem Abdullah) está preocupada em manter o marido (Sultan Al Assaf) em casa, já que a família dele o pressiona a encontrar uma nova esposa que lhe dê um filho-homem.

O filme mostra as restrições sofridas pelas mulheres no mundo árabe. O ponto forte é retratar o campeonato de hipocrisias que se instala para manter as aparências e fingir seguir todas essas normas injustas.

O Sonho de Wadjda (Wadjda)
Roteiro e Direção: Haifaa Al-Mansour
Elenco: Reem Abdullah, Waad Mohammed, Abdullrahman Al Gohani, Ahd, Sultan Al Assaf
Duração: 98 minutos
País: Arábia Saudita, Alemanha

Nota: 8


Somos Tão Jovens

Renato (Thiago Mendonça, de 2 Filhos de Francisco) sonha em ter uma banda de rock na Brasília do final dos anos 1970. Ele vive amores, decepções e protestos até conseguir fundar a Legião Urbana.

O filme consegue passar bem a atmosfera de turma tão recorrente no cinema brasileiro do começo dos anos 1980. As interpretações são intensas e combinam com o rock executado ao vivo nas apresentações registradas pelas câmeras.

MAIS:
Vídeo: A “tchurma” que virou Legião (SaraivaConteúdo)

Somos Tão Jovens
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Roteiro: Marcos Bernstein
Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres, Daniel Passi, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato
Duração: 104 minutos
País: Brasil

Nota: 7