quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Borat: o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Casaquistão Viaja À América




Sinopse: O repórter de TV do Casaquistão Borat é enviado aos Estados Unidos para retratar o país em um documentário. Ele ignora sua tarefa principal para localizar Pamela Anderson e casar-se com ela.


Ficha Técnica
Borat: o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Casaquistão Viaja À América (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan)
Direção:
Larry Charles
Roteiro:
Sacha Baron Cohen e Anthony Hines
Elenco:
Sacha Baron Cohen, Ken Davitian
Duração:
84 minutos


Humor politicamente incorreto 
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O apecto mais marcante em Borat: o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Casaquistão Viaja À América (Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan) são as piadas. Até aí nada de surpreendente, considerando que o filme é uma comédia. A diferença está no humor politicamente incorreto ao extremo que é apresentado: há piadas homofóbicas, racistas e anti-semitas, entre outras.

O que poderia resultar em um desastre é facilmente contornado quando o protagonista é apresentado como um homem inocente que não teve oportunidade para entrar em contato com essas pessoas e só pôde receber informações cheias de misticismo e tradicionalismo irracional. O roteirista/ator principal Sacha Baron Cohen (Madagascar) tem certa moral para fazer piadas anti-semitas por ser de família judia e, por isso mesmo, os hebreus são os mais castigados pelo humor do filme.

Como é fácil de se notar, o título da fita é enorme; mas algo se perde na adaptação. Além de não ser uma tradução mais literal – que seria algo parecido com "Borat: Aprendizado Cultural da América para Benefício da Gloriosa Nação do Cazaquistão" –, perdem-se os erros gramaticais que são mais uma fonte de piadas do filme. Em alguns trechos, as legendas conseguem adaptar tais erros e manter a graça em algumas seqüências.

Há ainda espaço para a mistura de dois gêneros em um mesmo filme. Por causa da premissa inicial, Borat tem várias cenas com ares documentais forte. A autenticidade é sustentada devido às improvisações de Sasha interagindo com não-atores. O outro gênero que entra no enredo é o road movie, dessa vez por causa da viagem em busca do amor de Pamela Anderson. As diversas paradas dos personagens permitem que a estrutura do conjunto seja quase que episodial. Quem tiver desapego suficiente para rir das piadas, irá aproveitar uma ótima comédia.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

O Mestre das Armas






Sinopse: A biografia do mestre chinês de Artes Marciais Huo Yuanjia. Ele foi o fundador e guru espiritual da Federação Esportiva Jin Wu.


Ficha Técnica
O Mestre das Armas (Huo Yuan Jia)
Direção: Ronny Yu
Roteiro: Chris Chow, Chi-long To, Christine To
Elenco: Shido Nakamura, Betty Sun, Yong Dong, Hee Ching Paw, Jet Li
Duração: 103 mibutos


A "arte" em Artes Marciais
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Há algum tempo, Jet Li (Romeu Deve Morrer) anunciou que não iria mais participar de filmes que tivessem como temática as Artes Marciais. Antes de alguém conseguir responder o que seria da vida dele depois disso, ele voltou atrás por um bom motivo: a fita O Mestre das Armas (Huo Yuan Jia).

Quem também está de volta é o diretor Ronny Yu (Freddie Versus Jason), que não trabalhava com cinema chinês desde 1995. Nesse novo filme de ação, Ronny explora enquadramentos interessantes e, auxiliado por uma edição ágil, cria cenas emocionantes; embora o filme em si seja bem tradicional em vários aspectos – nas coreografias das lutas e no roteiro.

O título do filme em português foi mal escolhido, uma vez que na maior parte das batalhas a questão é resolvida com socos e chutes; portanto, sem utilizar armas. Em inglês a produção foi nomeada como Fearless – que pode ser traduzido como "Destemido" – e faz mais sentido, pois caracteriza melhor o protagonista.

A mensagem central do filme é tentar retratar por que as Artes Marciais são chamadas de artes, e pode-se entender um pouco de toda uma filosofia por trás da prática de um tipo de luta. Essa mensagem mais profunda infelizmente está sendo perdida nos dias de hoje, onde competições e medalhas são mais importantes do que a reflexão e o modo de vida saudável que deveriam ser o núcleo de quem está em um curso de Artes Marciais.