quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Eleição – O Submundo do Poder



Sinopse: Um clã da máfia de Hong Kong elege seu novo presidente. A disputa entre os dois candidatos é árdua, envolvendo propina e violência.


Ficha Técnica
Eleição – O Submundo do Poder (Hak se wui)
Direção: Johnnie To
Roteiro: Nai-Hoi Yau, Tin-Shing Yip
Elenco: Simon Yam, Tony Leung Ka Fai, Louis Koo, Nick Cheung, Ka Tung Lam
Duração: 101 minutos

Violência excessiva
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Só de ler o título e a sinopse é fácil perceber que Eleição – O Submundo do Poder (Hak se wui) pode enganar. Ainda mais sendo lançado na eminência das eleições presidenciais em nosso país.

A trama apresenta um número demasiado de personagens e a maioria é referida através de apelidos que foram legendados em inglês – o que soa estranho.

Com vários interesses conflitantes e gangsteres que apóiam uma facção ou outra, acompanhar a história torna-se uma tarefa que requer grande dose de concentração. Por isso também, às vezes, fica difícil entender qual a motivação por traz de certas atitudes dos personagens.

Pelo tratamento familiar com que se tratam os membros do clã, é possível identificar referências ao eterno clássico O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. Outro traço em comum entre as duas produções é a presença marcante da violência. Infelizmente o grau de qualidade das duas obras é diametralmente oposto. O filme oriental usa a violência em muitas ocasiões de forma gratuita, beirando a brutalidade.

Considerando que foram os chineses os primeiros a desenvolver a pólvora, é surpreendente que não se ouça um tiro durante a fita. Obviamente não falta criatividade para lançar mão de porretes, latas, facas, espadas e todo e qualquer tipo de objeto que se possa usar para causar ferimentos.