quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Voo United 93




Sinopse: Baseado nos fatos de 11/09/2001, o filme foca-se na jornada do vôo 93 que teria como destino atingir a Casa Branca. A missão não foi cumprida e, através da pesquisa das ligações telefônicas que partiram do avião, a história é remontada.


Ficha Técnica
Voo United 93 (United 93)
Roteiro e Direção: Paul Greengrass
Elenco: J.J. Johnson, Gary Commock, Polly Adams, Opal Alladin, Starla Benford
Duração: 111 minutos


Realismo e emoção
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A primeira boa notícia para quem estiver hesitante sobre ver Voo United 93 (United 93) é de que não se trata de mais uma produção patriota com o discurso de “pobre de nós, americanos bonzinhos e inocentes”. O enfoque principal está em retratar quão perdidos estavam os EUA para um ataque dessa magnitude. As cenas onde os controladores aéreos falam com jargões técnicos, mostram bem isso – além de deixar o espectador sem rumo.

Há uma convergência de fatores para maximizar o realismo do filme. Os atores, por serem todos desconhecidos do público, parecem com pessoas normais que podemos trombar na rua. A direção de Paul Greengrass (A Supremacia Bourne) também colabora com a câmera na mão e enquadramentos que parecem improvisados, como em um documetário que tem de acompanhar eventos inesperados.

No começo do filme, uma boa quantidade de minutos é gasto mostrando o que ocorre antes do voo decolar. Se não soubéssemos tudo que está por vir, talvez o público se desinteressasse pelo restante do enredo logo no começo. É possível que essa lentidão no começo também seja mais um fator que aumenta a verossimilhança.

Os árabes não são mostrados como monstros irracionais e exagerados. Eles, por muitas vezes, hesitam e se perdem, embora suas razões não sejam abordadas pelo roteiro. Os atores foram até hospedados em hotel diferente do restante do elenco para que seus personagens parecessem o mais distante possível dos demais.

Com poucas cenas musicadas, o suspense é criado de outras formas – até mostrando os aviões no radar de controle. Uma recomendação é de que o público prepare os músculos, pois a crescente emoção do filme pode deixar os membros doloridos.

quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Miami Vice




Sinopse: Sonny e Rico são agentes infiltrados no mundo do narcotráfego sulamericano. Sonny se envolve afetivamente com Isabela, uma das líderes do cartel e ele acaba dividido entre o romance e sua missão.


Ficha Técnica
Miami Vice
Roteiro e Direção: Michael Mann
Elenco: Colin Farrell, Jamie Foxx, Gong Li, Naomie Harris, Ciarán Hinds
Duração: 134 minutos


Miami Colateral
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Michael Mann refaz uma parceria que fez sucesso e dirige novamente Jamie Foxx em Miami Vice. Não só o ator e o diretor são importados de Colateral, como também a estética é “chupinhada”: câmera na mão com um quê de reportagem jornalística e imagens com granulação. Até os enquadramentos de dentro dos carros são reprisados. Fica a dúvida se as escolhas de Mann fazem parte de estilo, pose de “muderno” ou a mais pura falta de criatividade.

Há uma discrepância quanto ao público-alvo do filme. O roteiro é bem complicado, apresentando vários personagens com interesses conflitantes. Tudo isso ao som de músicas de Audioslave e Linking Park, atraindo o "público Mix FM", que está mais interessado na ação do que na razão.

Vale ressaltar que a nova versão para "In The Air Tonight" feita por Nonpoint, tocando nos créditos do filme, é tão agressiva e sombria quanto um single de boy band. Vale lembrar, a título de curiosidade, que Phil Collins (cantor da versão original da música) fez uma ponta no seriado que originou o filme.

Além de Jamie Foxx, a dupla de Miami Vice é completada por Colin Farrell (Pergunte ao Pó), ambos com uma pose forçada de bad boys. O que diferencia o filme dos demais do gênero "carrão-trabuco" é a ausência de loiras gostosonas formando par com os heróis. A ação se passa em vários lugares do mundo com poucas cenas em Miami, o que é, no mínimo, estranho.